28 de janeiro de 2012

Elísio Medrado: Marcos da Melenda, o artista que retrata a região

Esteve na redação da Criativa On Line, o Sr. Marcos Santos Peixoto, ou simplesmente Marcos da Melenda, artista de Elísio Medrado. Com 53 anos de idade ele já gravou três filmes, contando um pouco do cotidiano do homem do campo.
O primeiro trabalho foi feito há três anos com o tema: Eu, a Lâmpada e o Gênio. No segundo trabalho, gravado um ano depois, em 2010, o Super Melenda, em homenagem ao seu apelido e recentemente no final de 2011, foi lançado A Grande Sorte. Residente no Tabuleiro dos Crentes, o Sr. Marcos da Melenda, com quatro filhos, sendo três mulheres e um homem, falou sobre os seus trabalhos e confessou sentir falta dos estudos.

23 de janeiro de 2012

A imparcialidade jornalística

Por: Odemar Lúcio
Para que se possa escrever com potencialidade jornalística, é indispensável que haja imparcialidade e que o jornalista, seja ele profissional ou amador, encontre-se desprovido de influências externas que não a motivadora que o leva a discorrer, portanto, a partir do momento que torna-se comprometida a competência de relatar os fatos tais quais ele se apresentam, tem-se consequentemente o surgimento de um jornalismo limitado, covarde, distorcido, leviano e patético.

9 de janeiro de 2012

O artesanato em Itatim

A produção de peças de barro cozido para serem usadas no preparo de moquecas de peixe ou como objetos de decoração é uma arte antiga cultivada pelas mulheres de Itatim, cidade da região de Itaberaba, a 200 km de Salvador.
Esta arte geradora de renda está sendo resgatada no município por Fabiana Silva dos Santos, de 19 anos, moradora no povoado de Lagoa do Canto. A jovem e mais 24 mulheres de Itatim estão organizadas em uma associação e esperam conseguir um local à margem da BR-116 para a comercialização de seus produtos. Elas fabricam desde panelas de barro com tampa de todos os tamanhos até cinzeiros, cofrinhos e moringas tradicionais, que são vendidas por preços que variam de R$ 3,00 a R$ 30,00.

5 de janeiro de 2012

Município de São Félix é tombado como patrimônio histórico do País

A pequena cidade de São Félix (a 110 km de Salvador) é o mais novo bem protegido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), considerando seu alto valor paisagístico. Com um pouco mais de 15 mil habitantes, às margens do Rio Paraguaçu, faz parte da paisagem da cidade histórica de Cachoeira, patrimônio nacional desde 1971. A decisão foi tomada pelos 22 membros do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, que se reuniram na quarta-feira (4), no Rio de Janeiro, e aprovaram, por unanimidade e sem ressalvas a proposta de tombamento do conjunto urbanístico e paisagístico da cidade apresentada pela superintendência do Iphan no Estado.

Nota de utilidade pública: SAMU informa

Os médicos e paramédicos das ambulâncias de emergências médicas perceberam que, muitas vezes, nos acidentes da estrada, os feridos têm um celular consigo. No entanto, na hora de intervir com estes doentes, não sabem qual a pessoa a contatar na longa lista de telefones existentes no celular do acidentado.

3 de janeiro de 2012

Elísio Medrado, cidade Paraíso

Por Odemar Lúcio
De fato, quem não conhece a cidade de Elísio Medrado precisa conhecê-la. Localizada no Recôncavo Baiano, a cerca de 230 km de Salvador, capital da Bahia, o município guarda consigo atrativos turísticos dignos de excursões.