25 de fevereiro de 2016

Mandiocultura é tema de oficina em Cruz das Almas

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), realizou nesta quarta-feira e quinta-feira, a Oficina sobre a cadeia Produtiva da mandioca, na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Mandiocultura e Fruticultura, no município de Cruz das Almas, Recôncavo Baiano e teve como objetivo discutir as principais demandas da cadeia produtiva da mandiocultura, para a elaboração do próximo edital do projeto Bahia Produtiva, executado pela CAR.

Receita libera um programa para declaração do Imposto de Renda 2016

O programa que gera a Declaração do Imposto de Renda Pessoas Física 2015 foi liberado nesta quinta-feira no site da Receita Federal, a Instrução Normativa que aprovou o programa este ano foi publicada nesta quarta no Diário Oficial da União, para enviar a declaração, o contribuinte deverá usar o Receitanet, que poderá também ser baixado do site, onde estarão disponíveis as configurações mínimas dos computadores que executarão o programa.

Seminário para gestores de rádios em Rui Barbosa correspondeu com expectativa dos organizadores

Durante todo o dia deste domingo, em Rui Barbosa foi realizado mais um seminário para gestores de rádios, mais de 20 emissoras de várias regiões do estado.

Descarte irregular de lixo causa transtornos aos moradores do Bairro do Amparo em Santo Antonio de Jesus

Descarte irregular de lixo e acumulo de entulho tem deixado os moradores do Bairro do Amparo em Santo Antônio de Jesus insatisfeitos, segundo moradores os servidores responsáveis pela limpeza pública realizaram serviço na localidade e amontoaram lixo e areia próximo a uma boca de lobo há mais de 15 dias.

23 de fevereiro de 2016

Escolas públicas de Elísio Medrado iniciam as aulas dia 29 de fevereiro

As aulas das redes municipal e estadual de ensino em Elísio Medrado iniciarão suas na próxima segunda, dia 29 de fevereiro, essa decisão foi tomadas pelo secretário de Educação, Williams Panfile e pelo diretor do Colégio Rômulo Galvão, Ivan Silva,que, devido às demandas do início do ano não foi possível o início nesta segunda dia 22.

'Escola inovadora' não tem prova ou carteiras

Escolas sem prova, salas de aula sem carteira, turmas com alunos de idades diferentes e professores que, em vez de ensinar apenas os temas relacionados à sua disciplina, estimulam o debate e a curiosidade dos estudantes, essas foram algumas das iniciativas adotadas nos últimos anos por escolas públicas e privadas de São Paulo, que foram reconhecidas como inovadoras pelo Ministério da Educação.

Idosa cadeirante é baleada em assalto na zona norte de São Paulo

Uma aposentada cadeirante foi baleada no peito em um assalto na noite deste domingo no Jaçanã, zona norte da capital, ela foi encaminhada ao hospital municipal Vereador José Storoponi, na Vila Maria, e mais tarde, levada a um hospital particular, chegou ao local consciente, mas a gravidade dos ferimentos não foi informada.

Estudantes fecham BR-330 e cobram transporte escolar em Ipiaú

Estudantes se reuniram em uma manifestação, nesta segunda-feira, na BR-330, entre os municípios de Ipiaú e Barra do Rocha, na região sul da Bahia, de acordo com informações, o grupo protesta contra a falta de ônibus escolar para a zona rural do município de Ipiaú.

17 de fevereiro de 2016

Concursos da Defensoria Pública baiana vão ter cotas

O Conselho da Defensoria Pública do Estado da Bahia aprovou por unanimidade, na segunda-feira, uma Resolução que garante aplicação de cotas nos próximos concursos públicos da instituição, serão reservadas para a população negra 30% das vagas e para portadores de necessidades especiais, 5%, apesar de não haver previsão para novo concurso de defensor público, a instituição pretende realizar o certame ainda em 2016.

Atriz da Globo detona Morro de São Paulo: “Falta gentileza”

A atriz Laura Keller, da TV Globo, criticou a Ilha de Morro de São Paulo em seu perfil no Instagram, nesta terça-feira, após um período de férias na Bahia, Laura criticou o pagamento da Taxa de Proteção Ambiental (R$ 15 por pessoa), sendo que o local está cada vez mais sendo desmatado, além disso, a artista afirmou que falta “gentileza” entre os frequentadores da região.

Corpo de um pescador é encontrado na praia do Farol da Barra

O corpo de um homem foi encontrado boiando no mar, na região do Farol da Barra, região turística de Salvador, na tarde desta terça-feira, segundo informações no local, a vítima é um pescador conhecido na região da Barra como "Zé da Boia".

População da cidade de Pindaí, no sudoeste da Bahia acusam empresa de poluir

Há quarenta anos a barragem de Contendas abastecia todo o município de Pindaí, hoje ele abastece apenas 100 famílias da zona rural do município, nos últimos 20 dias, estas famílias têm reclamado de uma espécie de óleo que tem se misturado a água da barragem.

15 de fevereiro de 2016

Uma turbina de avião pega fogo antes de decolagem no Aeroporto de Brasília

A turbina de um avião da Gol pegou fogo neste domingo enquanto a aeronave se preparava para decolar do Aeroporto de Brasília rumo a Congonhas, em São Paulo, a aeronave teve de ser esvaziada.

Uma jovem de 21 anos morre e 5 pessoas ficam feridas em acidente na BA-262

Um jovem de 21 anos morreu e quatro pessoas ficaram feridas após um carro capotar na BA-262, região de Anagé, sudoeste da Bahia, na manhã deste domingo.

Vendedor Ambulante foi assaltado na madrugada em Barreiras

No momento em que o vendedor de pães, João Moura Lima, estava indo pegar mercadoria numa panificadora do bairro Vila Brasil, foi assaltado nas margens da BR-242, por volta das 04h30.

Japão elabora as novas regras para pirâmides humanas em escolas

Autoridades no Japão estão elaborando novas diretrizes para escolas em uma tentativa de reduzir o número de acidentes envolvendo pirâmides humanas, o objetivo é evitar que os estudantes sejam acometidos por lesões graves, e consequentemente reivindiquem indenizações,ao realizar o kumitaiso, uma atividade comum durante as aulas de ginástica, informou a agência de notícias japonesa Kyodo.

13 de fevereiro de 2016

Festival Literário de Ilhéus abre inscrições para concurso na próxima quinta

A Academia de Letras de Ilhéus e a Editus – Editora da UESC abrem inscrição, na próxima quinta-feira, para o I Prêmio Sosígenes Costa de Poesia, o concurso literário, que faz parte das ações do I Festival Literário de Ilhéus, realizado de 28 de abril a 1º de maio, vai selecionar um livro escrito por autor baiano ou residente há pelo menos dois anos no estado, a obra deve ser inédita e não pode ter sido publicada de forma parcial ou integral.

Assaltos assustam os moradores nas cidades vizinhas

A violência nas cidades vizinhas continuam assustando os moradores, somente nesta semana, vários assaltos nas cidades de Elísio Medrado e Amargosa foram registrados, entre eles podemos lembrar dos tiroteios em algumas ruas e roubos a pedestres no Maracanã em Amargosa, assaltos na localidade da Moenda Seca e ainda com uma senhora na sede da cidade de Elísio Medrado.

Em Santo Antonio de Jesus, a Praça do São Benedito é alvo dos lixos espalhados

Além de várias ruas em Santo Antônio de Jesus, a Praça do São Benedito também sofre com lixos espalhados, um cidadão informou ao Blog do Valente que a população local não aguenta mais ver o que estão fazendo com a praça.

Comerciante foi uma vítima fatal em acidente de carro na BA-001 em Belmonte

Um comerciante da cidade de Eunápolis foi vítima fatal em um acidente por volta da 1h deste sábado, na BA-001, no município de Belmonte, região da Costa do Descobrimento. João de Jesus Assunção, conhecido na região como “João dos Fogos”, perdeu o controle da direção de seu veículo em uma curva próxima a localidade de Mogiquiçaba.

11 de fevereiro de 2016

Grave acidente na BA 046, em Elísio Medrado deixa uma vitima fatal

Um grave acidente aconteceu nesta quarta-feira, por volta das 17 horas próximo à entrada do povoado do Jacutinga, em Elísio Medrado, envolvendo um Voyage e um Fiesta. Segundo informações de populares, o Voyage seguia sentido Santo Antonio de Jesus, ao desviar de um buraco caiu em uma valeta no canto da pista e saiu na contramão, batendo com o Fiesta, os veículos rodaram e um foi parar no mato e o outro atravessou na estrada deixando fechada.

Crianças que dormiram em caixas de isopor na capital foram acolhidas pela Semps

Após divulgação de imagem de duas crianças dormindo em caixa de isopor enquanto pais trabalhavam como vendedores ambulantes no circuito do Carnaval em Salvador, a assessoria da Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate a Pobreza (Semps) esclareceu que as crianças foram acolhidas no Centro de Convivência Temporário Teixeira de Freitas, localizado no bairro de Nazaré.

Um corpo foi encontrado na BA-250, no entroncamento de Jaguaquara

O corpo de um jovem foi encontrado sem vida às margens da BA-250, no território do município de Jaguaquara, cerca de 2 km da divisa de Itiruçu, nas proximidades do Povoado da Lagoa Nova, no Entroncamento de Jaguaquara.

Conferência de Bispos volta a criticar aborto em caso de microcefalia

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Sérgio da Rocha, voltou a criticar nesta quarta o aborto em casos de microcefalia de bebês, causada pelo vírus Zika, combate ao vírus Zika, para dom Sérgio, deve ser feito ao mesmo tempo, combatendo outras enfermidades provocadas pelo Aedes Aegypti, como dengue e Chikungunya.