3 de abril de 2012

O CPMVS/Gambá está preparado para receber projetos de reabilitação de animais silvestres

O CPMVS – Centro de Pesquisa e Manejo da Vida Silvestre, sede do Gambá na região do Recôncavo Sul Baiano, acaba de finalizar 3 grandes obras de reestruturação e está pronto para receber Projetos com recursos financeiros que custeiem o manejo e a reabilitação de animais silvestres.

Além da estrutura antiga composta de um quarentenário com 15 recintos (local que servirá para manter isolados e em observação os animais recém-chegados), uma despensa para o condicionamento e preparo dos alimentos e 2 viveiros de reabilitação para ptasídeos e passeriformes (grupos de aves), através do apoio da Petrobras e com a colaboração do Inema – Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia, o CPMVS ganhou mais 1 viveiro de reabilitação para grandes aves, 1 viveiro para mamíferos e 1 Centro Veterinário que funcionará como um pequeno hospital de animais.
O CPMVS está instalado na Reserva Jequitibá, uma área florestal situada na Serra da Jiboia, município de Elísio Medrado desde 1996, ano em que o Gambá deu início às suas ações ambientais na região do Recôncavo Sul Baiano, inicialmente com pesquisa e manejo da flora nativa e a partir de 2008 incorporando também a pesquisa e manejo da fauna silvestre. Por meio de patrocínios provenientes de Projetos de Resgate e Reabilitação da Fauna, ocorridos de 2008 a 2010, foram manejados no CPMVS mais de cinco mil animais silvestres entre aves, mamíferos, répteis e anfíbios, sendo mais de 80% reabilitados e devolvidos à natureza com resultados surpreendentes.
Com esta nova estrutura, que atende às normas específicas para a reabilitação da fauna silvestre atualmente vigente no país, o CPMVS está ainda mais fortalecido para contribuir com a proteção e conservação ambiental do estado da Bahia. Em outras palavras, a casa está preparada, mas o Gambá somente poderá retomar o manejo com a fauna silvestre quando houver Projetos apoiados para esta ação.
Assim, o Gambá fica aberto para receber apoios e patrocínios que possam promover a reabilitação de fauna silvestre e sua devolução ao meio ambiente.
Fonte/fotos: Gambá

0 comentários:

Postar um comentário