Por Odemar Lúcio
O GAMBÁ – Grupo Ambientalista da Bahia – foi fundado em 14/04/1982, é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos e de utilidade pública, visa contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade ecologicamente sustentável, defesa, preservação e conservação do meio ambiente, além de atuar na formação da cidadania e implementação de políticas públicas amparadas nas questões ambientais e com a participação da sociedade.
Com sede na Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – no município de Elísio Medrado, abriga o Centro de Pesquisa e Manejo da Vida Silvestre (CPMVS), onde possui uma infraestrutura de viveiros com capacidade para 120.000 mudas/ano, além de contar com sementeiras, minhocário e equipe técnica, atua também no combate ao comércio e cativeiro ilegal de animais silvestres.
Há mais de 14 anos o GAMBÁ vem desenvolvendo ações de recuperação de áreas degradadas da Mata Atlântica na região do Recôncavo Sul Baiano. No momento está executando o Projeto "Ações Ambientais Sustentáveis no Recôncavo Sul Baiano" patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental. O Projeto, patrocinado pela Petrobrás, tem como objetivo contribuir com a conservação da biodiversidade da região, tendo como área de influência direta os municípios de Elísio Medrado, Santa Terezinha, Castro Alves, Varzedo e São Miguel das Matas, todos localizados na imediações da Serra da Jiboia, maior remanescente de Mata Atlântica da região.
0 comentários:
Postar um comentário