Cerca de 9 mil agências
bancárias estão fechadas em todo o território nacional e na Bahia até está
sexta-feira foram 705, a greve dos bancários segue firme e os números já
superavam, e muito, os do ano passado.
Nas cidades de
Amargosa e São Miguel das Matas, as agências também aderiram à greve, por conta
dessa movimentação,
alguns serviços estão suspensos, como a solicitação de empréstimos,
transferências entre agências diferentes, saques de valores altos e pagamentos
de contas acima de R$ 5 mil.
A Federação Brasileira de
Bancos (Febraban) orienta os clientes a procurar um canal alternativo para
realizar os serviços durante o período de greve. De acordo com o Programa de
Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon), o consumidor não pode ser
prejudicado por problemas decorrentes da greve, uma vez que a responsabilidade
do banco pelos prejuízos causados aos consumidores decorre do risco de sua
atividade e não pode, a pretexto de greve, ser repassado ao consumidor.
Confira abaixo algumas formas de conseguir realizar
seu serviço sem muitos transtornos:
Pagamentos: Segundo
o Procon, os clientes dos bancos que têm contas pendentes devêm procurar
formas alternativas de pagamento, já que a greve não isenta o devedor da
cobrança, se outros meios forem disponibilizados.
O cidadão pode fazer os pagamentos
através da internet, caixas eletrônicos, sede da empresa credora e em
correspondentes bancários, como casas lotéricas e supermercados.
O órgão de defesa do consumidor
orienta as pessoas para que, caso não consigam fazer o pagamento pelos meios
que tiver à disposição, o devedor deve entrar em contato com a empresa credora
e solicitar outra forma de pagamento.
Se o credor se recusar a receber
por meios alternativos, o cliente deve documentar que teve a tentativa
frustrada de quitar o débito e deve registrar uma reclamação junto ao Procon.
Saques: A
Febraban orienta os clientes que precisam realizar saques acima de R$ 1.000 (o
máximo permitido por dia em caixas eletrônicos) a realizar transferências por
meio de DOC (documento de crédito) ou TED (transferência eletrônica disponível)
nas próprias máquinas, pela internet, pelo telefone e até mesmo no aplicativo do
banco pelo celular.
Através destas operações, é
possível realizar transferências envolvendo dois bancos distintos.
De acordo com o Procon, nesses
casos, pode haver ainda atendimento emergencial nas agências ou o banco pode
aumentar o limite de saque nos próprios caixas eletrônicos.
Caso o cliente não consiga
realizar estes procedimentos e tiver algum prejuízo em virtude de não ter
conseguido sacar o valor que precisa, poderá processar o banco posteriormente,
já que a entidade é a responsável pelos danos causados em função da interrupção
dos serviços.
PIS, FGTS E
Seguro-Desemprego: A Caixa Econômica Federal afirmou
que irá disponibilizar toda a sua rede de agências, casas lotéricas, postos de
atendimento bancário, terminais de atendimento eletrônico e correspondentes
bancários para garantir o atendimento durante a greve.
O trabalhador poderá fazer as
operações de saque do seguro-desemprego, PIS e FGTS, em uma das casas lotéricas
ou em um correspondente bancário. Porém, nos casos de novos pedidos, os trabalhadores
terão que procurar uma agência aberta ou, caso não encontre, deverá entrar em
contato com a Caixa para buscar uma forma alternativa.
Atendimento nas
Lotéricas: De acordo com a Caixa, o
atendimento nas lotéricas é feito das 8h às 18h, exceto nas localizadas em
estabelecimentos como shoppings e supermercados, que costumam ficar abertas até
às 19h ou até o horário estipulado pelo regulamento interno dos locais.
Boletos bancários da Caixa
Econômica Federal podem ser pagos em qualquer dia do mês.
Já as contas emitidas por outros
bancos só são aceitas pelos atendentes das lotéricas se estiverem dentro do
prazo de vencimento e se não ultrapassarem valores maiores do que R$ 700.
Fonte: Criativa On Line
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