19 de dezembro de 2012

Amargosa foi escolhida para ser um dos polos regionais do Pro Infância


O município de Amargosa foi escolhido  para ser um dos polos regionais de um programa que levará educação de qualidade ao interior baiano. O projeto é fruto de uma parceria entre o MEC e a UFBA, por meio da Faculdade de Educação (FACED). O programa beneficiará, diretamente, 220 municípios do estado pertencentes ao Projeto Pro Infância. Denominado como “Assessoramento e acompanhamento pedagógico aos municípios contemplados pelo Pro Infância no estado da Bahia”, o programa integra o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)/Ministério da Educação (MEC), e acontece até setembro de 2013.

O objetivo principal do Projeto de Cooperação Técnica UFBA / MEC é oferecer assessoria pedagógica aos municípios que executam esse programa no estado da Bahia, na estruturação e na organização do funcionamento das instituições de Educação Infantil, por meio de visitas técnicas e encontros de formação com gestores, coordenadores pedagógicos e professores. Essas visitas e encontros, que serão posteriormente agendados e divulgados, acontecerão em dez cidades pré-definidas como polos regionais. Tais polos receberão todos os demais municípios.
Dados do IBGE e MEC/INEP demonstram que a Educação Infantil na Bahia tem um déficit de matrículas que superam 1 milhão de vagas. Segundo a pesquisadora da UFBA e coordenadora do Projeto, Marlene Santos, o Pro Infância se insere na política pública nacional de expansão do atendimento das crianças de 0 a 6 anos de idade em instituições de Educação Infantil. “São atualmente 289 obras em construção. Porém, como não basta apenas um espaço físico adequado e a garantia da matrícula na Educação Infantil, é necessária a construção de uma proposta pedagógica que valorize a criança como sujeito de direitos, um sujeito biopsicossocial, que produz história, cultura e que possibilite a ela o brincar, a construção da sua identidade e autonomia. É nessa perspectiva que o Projeto de Cooperação Técnica MEC-UFBA vai atuar junto aos municípios em parceria com o Fórum Baiano de Educação Infantil, a União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (UNDIME/BA) e a União dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME/BA)”, explica a professora.
Polos regionais: Os encontros de formação e as visitas técnicas acontecerão nos dez polos regionais já pré-estabelecidos. A coordenadora Marlene Santos explica que a escolha dos polos seguiu critérios de logística e localização geográfica em relação aos municípios da região. Para janeiro de 2013, já está prevista a realização de reuniões com os responsáveis nos municípios (Secretário Municipal de Educação, técnicos, etc.). Em fevereiro começam as visitas técnicas e encontros de formação. “Solicitamos que os representantes das cidades da região, que pertencem ao Pro Infância, fiquem atentos às informações e datas das reuniões que serão divulgadas por meio da imprensa e da prefeitura”, ressalta Marlene Santos, a coordenadora do projeto na Bahia.
Mais informações pelo e-mail: proinfanciabahia@gmail.com; pelos telefones (71) 3283-7219 / (71) 9151-0833 (OI) / (71) 9199-3572; ou pelas redes sociais http://blogproinfanciabahia.wordpress.com/ ou Facebook ProInfância Bahia.
Fonte: Criativa On Line / Infosaj

0 comentários:

Postar um comentário