Conhecimento
é sempre bem-vindo. O que aprendemos aqui faz com que a gente possa dar
informações de maneira mais precisa e, com isso, atender melhor a quem usa o
ferry”. Assim avaliou Letícia da Silva Nascimento, há cinco meses trabalhando
no Terminal de São Joaquim, na Cidade Baixa. Letícia, que exerce a função de
arrecadadora (caixa) na Internacional Marítima, empresa que administra o
Sistema Ferry-Boat, é uma das participantes da sexta turma da oficina de
qualificação profissional oferecida pela Secretaria do Turismo da Bahia
(Setur).
A
iniciativa visa, por meio de informações sobre boas práticas no atendimento ao
usuário do sistema, principalmente turistas, a garantir a melhoria na qualidade
dos serviços oferecidos ao público. Os principais períodos de
movimentação de baianos e turistas pelo ferry-boat, este ano, serão durante o Carnaval,
a Copa do Mundo e os feriados prolongados.
Participam
das oficinas, realizadas na sede da empresa, na Avenida Oscar Pontes, em Água
de Meninos, 140 funcionários dos setores de arrecadação (caixa), auxiliar de
tráfego (auxilia o tráfego de pessoas no terminal), auxiliar de serviços gerais
e controlador de tráfego (coordena o tráfego de usuários até a embarcação).
O grupo foi
dividido em quatro turmas, com 35 participantes cada uma, com aulas das 8h às
12h e das 13h às 17h. A última turma teve aulas nesta quinta-feira (30).
Em dezembro do ano passado, três turmas passaram pela qualificação.
Segundo o
historiador e servidor da Secretaria do Turismo, Manuel Passos, responsável
pelas aulas, os módulos abordam sugestões para prática de inteligência
emocional, aspectos históricos da navegação na Baía de Todos-os-Santos, noções
sobre receptivo de turismo, relação entre profissional e turista, ética
profissional, excelência na qualidade de atendimento e apresentação pessoal.
Segundo
Passos, durante as aulas, além da exposição dos assuntos, é exibido um vídeo no
qual são abordadas as zonas turísticas da Bahia, com informações, dentre
outras, de lazer e oportunidades de investimentos. “Concluímos com um
questionário, com um balanço do que foi passado, e um debate com os
participantes”, assinala Passos.
“É
importante ter essas informações, pois atendemos pessoas de todos os lugares.
Com a oficina, aprendemos a conhecer melhor o nosso Estado e, com isso, ficamos
mais seguros para dar informações até de opção de lazer de cada local”,
comentou Letícia Nascimento. Companheiro de turma, Denival Sousa Odwier que, há
seis meses, atua como auxiliar de serviços gerais concorda com a colega. “É
muito interessante esse aprendizado, pois adquirimos conhecimentos para atender
cada vez melhor. São informações variadas, que, inclusive, preparam a gente
para lidar com o público até em situações adversas”.
Para quem
utiliza o ferry-boat como meio de transporte, seja para o lazer ou a trabalho,
a notícia não poderia ser melhor. “É muito bom que haja essa capacitação, pois
o atendimento fica cada vez melhor”, opina a carioca Ângela Maria dos Santos,
que ia para Nazaré, onde tem familiares que costuma visitar uma vez por ano.
Vinda de Valença, onde foi passear, a pensionista Maria de Lurdes Peixoto diz
que, com a qualificação, os funcionários vão poder informar com mais segurança.
“Isso mostra uma maior atenção para com o povo que viaja”, destaca.
Salvador Notícias
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