Os professores da educação infantil e
dos primeiros anos do ensino fundamental que lecionam na rede pública têm
melhor formação teórica do que seus pares das escolas privadas e isso vale para
o percentual de docentes com ensino superior completo e com currículo adequado
ao que a lei determina.
Formação universitária apropriada para
lecionar no Brasil, porém, não é garantia de qualidade, o excesso de teoria nos
cursos de pedagogia e licenciatura e a distância com a realidade escolar podem
prejudicar o ensino, os dados revelam que, em 2014, a fatia de professores do
ensino infantil (creches e pré-escola) na rede pública com nível superior
completo e formação em pedagogia era, respectivamente, de 80% e 50%, nas
escolas privadas, esses percentuais atingiram 65,6% e 32,8%, respectivamente,
esse hiato se repete nos primeiros anos do ensino fundamental, que vai do 1º ao
5º ano, nos dois ciclos mais avançados –últimos anos do fundamental e médio–,
os indicadores de formação de professores tendem a ser melhores nas privadas,
mas as públicas não ficam muito atrás.
Blog do Valente
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