22 de setembro de 2012

Agências bancárias de Amargosa e São Miguel das Matas também aderem à greve


Cerca de 9 mil agências bancárias estão fechadas em todo o território nacional e na Bahia até está sexta-feira foram 705, a greve dos bancários segue firme e os números já superavam, e muito, os do ano passado.
Nas cidades de Amargosa e São Miguel das Matas, as agências também aderiram à greve, por conta dessa movimentação, alguns serviços estão suspensos, como a solicitação de empréstimos, transferências entre agências diferentes, saques de valores altos e pagamentos de contas acima de R$ 5 mil.

 A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) orienta os clientes a procurar um canal alternativo para realizar os serviços durante o período de greve. De acordo com o Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon), o consumidor não pode ser prejudicado por problemas decorrentes da greve, uma vez que a responsabilidade do banco pelos prejuízos causados aos consumidores decorre do risco de sua atividade e não pode, a pretexto de greve, ser repassado ao consumidor.
Confira abaixo algumas formas de conseguir realizar seu serviço sem muitos transtornos:
Pagamentos: Segundo o Procon,  os clientes dos bancos que têm contas pendentes devêm procurar formas alternativas de pagamento, já que a greve não isenta o devedor da cobrança, se outros meios forem disponibilizados.
O cidadão pode fazer os pagamentos através da internet, caixas eletrônicos, sede da empresa credora e em correspondentes bancários, como casas lotéricas e supermercados.
O órgão de defesa do consumidor orienta as pessoas para que, caso não consigam fazer o pagamento pelos meios que tiver à disposição, o devedor deve entrar em contato com a empresa credora e solicitar outra forma de pagamento.
Se o credor se recusar a receber por meios alternativos, o cliente deve documentar que teve a tentativa frustrada de quitar o débito e deve registrar uma reclamação junto ao Procon.
Saques: A Febraban orienta os clientes que precisam realizar saques acima de R$ 1.000 (o máximo permitido por dia em caixas eletrônicos) a realizar transferências por meio de DOC (documento de crédito) ou TED (transferência eletrônica disponível) nas próprias máquinas, pela internet, pelo telefone e até mesmo no aplicativo do banco pelo celular.
Através destas operações, é possível realizar transferências envolvendo dois bancos distintos.
De acordo com o Procon, nesses casos, pode haver ainda atendimento emergencial nas agências ou o banco pode aumentar o limite de saque nos próprios caixas eletrônicos.
Caso o cliente não consiga realizar estes procedimentos e tiver algum prejuízo em virtude de não ter conseguido sacar o valor que precisa, poderá processar o banco posteriormente, já que a entidade é a responsável pelos danos causados em função da interrupção dos serviços.
PIS, FGTS E Seguro-Desemprego: A Caixa Econômica Federal afirmou que irá disponibilizar toda a sua rede de agências, casas lotéricas, postos de atendimento bancário, terminais de atendimento eletrônico e correspondentes bancários para garantir o atendimento durante a greve.
O trabalhador poderá fazer as operações de saque do seguro-desemprego, PIS e FGTS, em uma das casas lotéricas ou em um correspondente bancário. Porém, nos casos de novos pedidos, os trabalhadores terão que procurar uma agência aberta ou, caso não encontre, deverá entrar em contato com a Caixa para buscar uma forma alternativa.
Atendimento nas Lotéricas: De acordo com a Caixa, o atendimento nas lotéricas é feito das 8h às 18h, exceto nas localizadas em estabelecimentos como shoppings e supermercados, que costumam ficar abertas até às 19h ou até o horário estipulado pelo regulamento interno dos locais.
Boletos bancários da Caixa Econômica Federal podem ser pagos em qualquer dia do mês.
Já as contas emitidas por outros bancos só são aceitas pelos atendentes das lotéricas se estiverem dentro do prazo de vencimento e se não ultrapassarem valores maiores do que R$ 700.
Fonte: Criativa On Line

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