31 de agosto de 2013

Professor e historiador do Karatê, Marcius Pirôpo CQC, conta um pouco da história da arte

Karatê é uma Arte Marcial japonesa que tem origem em Okinawa e foi introduzida nas principais ilhas do arquipélago japonês (Naha, Shuri e Tomari)em 1922. O karatê enfatiza as técnicas de ataques (socos e chutes) e pode ser dividida em três partes principais: Kihon, Kumite e Kata.

O Kihon é o estudo dos movimentos básicos; Kumite significa luta e pode ser executada a forma definida ou forma livre (Handori); Kata significa forma imaginária de luta contra um ou mais inimigos expressa em sequência fixa de movimentos. O karatê também pode ser praticado como modalidade de competição, na competição de Kata os pontos são concedidos por cinco árbitros de acordo com a qualidade da performance do atleta tendo como critério execução correta dos movimentos e a interpretação pessoal do Kata através da variação de velocidade dos movimentos (Bunkai).
Quando o Kata é executado em grupo (três atletas) também é importante a sincronização dos movimentos entres os competidores do grupo. No Kumite dois oponentes enfrentam-se por cerca de dois a três minutos  de acordo com a categoria e os pontos são concedidos tanto pela técnica quanto pela localização em que os golpes são deferidos, as técnicas permitidas e os pontos permissíveis de serem atacados variam de entidade para entidade e de estilo para estilo. 
Texto: Professor e historiador do Karatê - Marcius Pirôpo - CQC

0 comentários:

Postar um comentário