7 de dezembro de 2016

Maioria dos alunos brasileiros não sabe fazer conta nem entende o que lê

Dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes 2015, divulgados nesta terça-feira, indicam que o desempenho dos estudantes brasileiros em matemática e ciências piorou em comparação aos dados de 2012, quando o assunto é a capacidade de leitura, os resultados seguem preocupantes, já que a média não mudou desde então, quando a pontuação já era considerada ruim, em matemática, de acordo com o relatório, 70,3% dos estudantes brasileiros ficaram abaixo do nível 2 de desempenho na avaliação, o patamar mínimo estabelecido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico como necessário para que o estudante exerça plenamente sua cidadania, na prática, os alunos não conseguem responder as questões da disciplina com clareza e não conseguem identificar ou executar procedimentos rotineiros de acordo com instruções diretas em situações claras.

Segundo o que afirma a publicação, a habilidade em matemática é definida como a capacidade individual de formular, empregar e interpretar a matemática em uma série de contextos, isso inclui o raciocínio matemático e o uso de conceitos, procedimentos, dados e ferramentas para descrever, explicar e prever fenômenos. Há seis níveis de proficiência na disciplina, os dados do programa em 2015 também apontam que 51% dos estudantes não possuem o patamar que a OCDE estabelece como necessário para que se possa exercer plenamente sua cidadania, considerando sua capacidade de leitura.
TV SAJ

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