10 de novembro de 2011

Homenagem ao Sr João Neri

Nesta quinta feira, 10, está completando um ano que o Sr. João Neri faleceu. Ele que foi um homem atuante e prestativo no município, recebeu uma homenagem da Câmara de Vereadores no ano de 1999 com o título de cidadão elisiomedradense.
“Conhecer a nossa História e personagens que a fizeram é reconhecer e homenagear aquele que mesmo não sendo filho desta Terra, passou a amá-la e servi-la como se um deles fosse.”
Com este pensamento, a Câmara de Vereadores do Município de Elísio Medrado concedeu a João Francisco Neri o título de Cidadão elisiomedradense, no ano de 1999, proposto pelo Vereador Fernando Santos, então Presidente da Câmara.

O Sr João Francisco Neri, nasceu em 16 de julho de 1914 no município de Conceição do Almeida antigo Afonso Pena.
Aos 14 anos de idade, foi para Salvador dar continuidade aos estudos, prestou admissão ao ginásio em 1928. Em 1930, teve que interromper seus estudos devido à Revolução ocorrida naquele mesmo ano, continuando em 1931. Em 1935, fez vestibular para Medicina, porém neste mesmo ano por motivo particular seu pai o trouxe de volta, não podendo ele realizar seu grande sonho. Estabeleceu-se em sua terra natal como comerciante varejista, no povoado “Andaiá” onde permaneceu de 1936 a 1946, transferindo-se logo após para o nosso município como comerciante de compra e revenda de fumo, café, mamona, pó de palha, entre outros. Instalou-se na localidade Lajedo Batista, na época, jurisdição Santa Terezinha. Dois anos depois, foi para o povoado da Sapucaia com o mesmo ramo comercial, ficando ali por mais dois anos. Em seguida, dirigiu-se para a Vila Paraíso, estabelecendo-se com o comércio atacado e varejo de produtos de mercearia. Mais tarde ampliou seu ramo comercial para “Armarinho e Farmácia” podendo, com este realizar uma pequena parte de seu grande sonho, pois contribuiu muito com a saúde da população local, uma vez que socorria muitos que sofriam achaques dos mais diversos.
Por volta de 1952, conheceu Dinorá Cerqueira Neri, filha deste município, com a qual casou-se e teve 14 filhos.
Desde o momento em que chegou para este município, contribuiu ativamente para o progresso do mesmo, tanto na área comercial como na prestação de serviços, exercendo os seguintes cargos:
·         Juiz de paz
·         Delegado de polícia
·         Escrivão de polícia
         Vereador, duas legislaturas, sendo em uma delas Presidente da Câmara, na gestão do Prefeito Moisés Santos.
·         Secretário de governo
·      Participou ativamente na transferência do cartório civil de Souza Peixoto, para o centro da cidade.
·         Fez parte na luta para emancipação deste município
·         Atendeu por mais de 40 anos como socorro farmacêutico a todo este município.
·         Principal articulador na implantação do curso ginasial (Rômulo Galvão)..
É válido lembrar que em quase todos os cargos ocupados não havia remuneração. Em 16 de Julho de 1914 Deus o chamou à existência e lhe confiou uma grande missão e em 10 de novembro de 2011, após 96 anos, ele retorna a Deus e mostra que sua passagem entre nós não foi em vão.
Hoje, faz um ano da sua morte e seu nome continua vivo na nossa memória e na história do nosso município.
Deus o recompense por toda a sua dedicação ao nosso povo!
Matéria indicada pela família do Sr João Neri. Texto: Eliane Neri - filha.


8 comentários:

  1. Adriano Borges, obrigada pela publicação da matéria! Sinto como se meu querido pai estivesse ainda aqui, trago comigo a seguinte mensagem: "A dor de tê-lo perdido não deve nos fazer esquecer a alegria de tê-lo tido conosco e a esperança de reencontrá-lo”.

    ResponderExcluir
  2. Uma história muito linda! Verdadeira lição de vida! Saudades Tio!

    ResponderExcluir
  3. Exemplo de pai e ser humano. Obrigada Senhor por este presente que me deste, durante esses 96 anos.

    ResponderExcluir
  4. Deus obrigado por ser de filho desses pais tão belos......

    ResponderExcluir
  5. Exemplo de vida, tenho a certeza de que ele está em um lugar maravilhoso e olhando por todos nós...

    ResponderExcluir
  6. A nossa maior certeza "A dor de tê-lo perdido não deve nos fazer esquecer a alegria de tê-lo tido conosco e a esperança de reencontrá-lo”.

    ResponderExcluir
  7. EXEMPLOS COMO ESTES DEVEM MESMO SER REGISTRADOS E GUARDADOS NA MEMÓRIA...

    ResponderExcluir
  8. Saudade meu avô... Um bocadinho de cada um que passa em nossas vidas fica em nós. Orgulho de ser Filho de Antônio Carlos Nery, outro grande homem é mais orglho ainda de meus avós.... Saudade de mais...

    ResponderExcluir