23 de janeiro de 2012

A imparcialidade jornalística

Por: Odemar Lúcio
Para que se possa escrever com potencialidade jornalística, é indispensável que haja imparcialidade e que o jornalista, seja ele profissional ou amador, encontre-se desprovido de influências externas que não a motivadora que o leva a discorrer, portanto, a partir do momento que torna-se comprometida a competência de relatar os fatos tais quais ele se apresentam, tem-se consequentemente o surgimento de um jornalismo limitado, covarde, distorcido, leviano e patético.

Infelizmente esse tipo de jornalismo tem ganhado, visto que a independência que é requerida aos profissionais deste setor acha-se negociada, vendida, escravizada sistematicamente, de forma a comprometer com alto grau de seriedade o desempenho real. Contudo, parte da mídia encontra-se mergulhada num mar de dependência, de maneira que, deixam de publicar algo para não prejudicar certa empresa ou pessoa que lhe favorece, ou então, escrevem artigos para beneficiar determinados políticos, e mais, influenciados por suas “parcerias”, inventam mentiras, dão atenção exagerada a alguns fatos, distorcem outros e usam enganosamente seus poderes.
Na mídia falada e escrita, é fácil observar as fortes influências dadas à falta de independência de tais veículos, que usam seus espaços para promover partidos, grupos e líderes políticos, aproveitando-se da credibilidade que ainda permeia as instituições jornalísticas, usando notícias compradas, feita sob encomenda para formar ideias corrompidas que serão decisivas socialmente. Contudo, observa-se a necessidade de que se tenha senso crítico e discernimento diante o que se lê e se ouve nos meios informativos.

1 comentários:

  1. Infelismente, esta sendo assim ,que os fatos estão sendo divulgados .
    As noticias não parecem astar dentro das lais de liberdade de expreção ,mais parecem que seguem uma ordem demasiada em que fontes A ou B julgam que seja o contexto historico conteporaneo;que de misero teor, invadem os lares pricipalmente pela tv.
    A tempos atras era noticiado asuntos e temas importantes ,que somam ideias .Hoje e "bafafa"e mais um monte de sensacionalimo barato como se os receptores tevesem pinicos em vez de houvidos.

    ResponderExcluir