1 de fevereiro de 2014

Funcionários do ferry-boat passam por qualificação

Conhecimento é sempre bem-vindo. O que aprendemos aqui faz com que a gente possa dar informações de maneira mais precisa e, com isso, atender melhor a quem usa o ferry”. Assim avaliou Letícia da Silva Nascimento, há cinco meses trabalhando no Terminal de São Joaquim, na Cidade Baixa. Letícia, que exerce a função de arrecadadora (caixa) na Internacional Marítima, empresa que administra o Sistema Ferry-Boat, é uma das participantes da sexta turma da oficina de qualificação profissional oferecida pela Secretaria do Turismo da Bahia (Setur).

 A iniciativa visa, por meio de informações sobre boas práticas no atendimento ao usuário do sistema, principalmente turistas, a garantir a melhoria na qualidade dos serviços oferecidos ao público.  Os principais períodos de movimentação de baianos e turistas pelo ferry-boat, este ano, serão durante o Carnaval, a Copa do Mundo e os feriados prolongados.
Participam das oficinas, realizadas na sede da empresa, na Avenida Oscar Pontes, em Água de Meninos, 140 funcionários dos setores de arrecadação (caixa), auxiliar de tráfego (auxilia o tráfego de pessoas no terminal), auxiliar de serviços gerais e controlador de tráfego (coordena o tráfego de usuários até a embarcação).
O grupo foi dividido em quatro turmas, com 35 participantes cada uma, com aulas das 8h às 12h e das 13h às 17h.  A última turma teve aulas nesta quinta-feira (30). Em dezembro do ano passado, três turmas passaram pela qualificação.
Segundo o historiador e servidor da Secretaria do Turismo, Manuel Passos, responsável pelas aulas, os módulos abordam sugestões para prática de inteligência emocional, aspectos históricos da navegação na Baía de Todos-os-Santos, noções sobre receptivo de turismo, relação entre profissional e turista, ética profissional, excelência na qualidade de atendimento e apresentação pessoal.
Segundo Passos, durante as aulas, além da exposição dos assuntos, é exibido um vídeo no qual são abordadas as zonas turísticas da Bahia, com informações, dentre outras, de lazer e oportunidades de investimentos. “Concluímos com um questionário, com um balanço do que foi passado, e um debate com os participantes”, assinala Passos.
“É importante ter essas informações, pois atendemos pessoas de todos os lugares. Com a oficina, aprendemos a conhecer melhor o nosso Estado e, com isso, ficamos mais seguros para dar informações até de opção de lazer de cada local”, comentou Letícia Nascimento. Companheiro de turma, Denival Sousa Odwier que, há seis meses, atua como auxiliar de serviços gerais concorda com a colega. “É muito interessante esse aprendizado, pois adquirimos conhecimentos para atender cada vez melhor. São informações variadas, que, inclusive, preparam a gente para lidar com o público até em situações adversas”.
Para quem utiliza o ferry-boat como meio de transporte, seja para o lazer ou a trabalho, a notícia não poderia ser melhor. “É muito bom que haja essa capacitação, pois o atendimento fica cada vez melhor”, opina a carioca Ângela Maria dos Santos, que ia para Nazaré, onde tem familiares que costuma visitar uma vez por ano. Vinda de Valença, onde foi passear, a pensionista Maria de Lurdes Peixoto diz que, com a qualificação, os funcionários vão poder informar com mais segurança. “Isso mostra uma maior atenção para com o povo que viaja”, destaca.
Salvador Notícias

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