11 de setembro de 2014

Nota de Esclarecimento da Fundação José Silveira o fechamento do Hospital Espanhol

Considerando notícias veiculadas recentemente sobre o fechamento do Hospital Espanhol, a Fundação José Silveira (FJS) esclarece que:
- Há cinco meses não tem qualquer vínculo com o Hospital Espanhol;

- Em maio de 2013, foi convidada pela Real Sociedade Espanhola de Beneficência, na pessoa do seu presidente, por meio do oficio 044/2013, a celebrar um termo de cooperação técnica, visando auxiliar gratuitamente no projeto de reabertura do Hospital Espanhol. Submetido o referido convite ao Ministério Público e autorizado por este, foi firmado o mencionado termo de cooperação técnica. Este foi o único instrumento firmado entre as duas instituições, que, por se tratar de cooperação, não estabelecia metas a serem alcançadas, e foi encerrado em abril último.
- Nunca houve contrato de gestão. A FJS nunca geriu, gerenciou ou administrou o Hospital Espanhol, cuja gestão era de responsabilidade exclusiva do Conselho de Administração da Real Sociedade Espanhola de Beneficência, conforme previsto em seu estatuto.
- Não fazia parte do Conselho de Administração do Espanhol, formado na época por sete membros da Real Sociedade Espanhola e por dois membros do Governo do Estado.
- A cooperação durou 11 meses, período em que houve uma série de realizações positivas, tais como: regularização do pagamento da folha de pessoal, reabertura da Unidade de Emergência Geral e Obstétrica, reativação de quase 100 leitos de internação, reabertura de 45 leitos de terapia intensiva e a retomada da oferta de exames diagnóstico-terapêuticos, serviços de hemodinâmica e transplante renal, entre outras.
- Em fevereiro de 2014, a Real Sociedade Espanhola convidou a FJS a assumir a gestão do Hospital Espanhol, a fim de atender condicionante estabelecida pela Caixa Econômica para liberação da última parcela do empréstimo. Consultado o Ministério Publico acerca do referido convite, este emitiu o parecer Proc. N 57946/2014 (01/2014), não recomendando a celebração do referido contrato de gestão, para preservar a Fundação Jose Silveira.
A Fundação José Silveira lamenta o fechamento do Hospital Espanhol e se solidariza com a população baiana por esta situação.
ASCOM

0 comentários:

Postar um comentário