26 de outubro de 2014

Foram disponibilizados 25 mil policiais segurança das eleições

Para garantir a segurança da população durante pleito eleitoral do segundo turno das eleições majoritárias, a Polícia Militar da Bahia usará aproximadamente 25 mil policiais, atuando desde a distribuição, guarda dos locais de totalização dos votos e escoltas de urnas durante a entrega. Os PMs também darão cobertura durante o recolhimento nas sessões eleitorais.

No domingo, dia da eleição, os PMs estarão com atenção voltada as sessões eleitorais existentes em todo território do Estado da Bahia. “o efetivo estará à disposição da população e dos prepostos da Justiça Eleitoral para intervir em quaisquer demandas com o objetivo de permitir um pleito tranquilo”, ratificou a corporação, em nota.
No 1º turno, no dia 5 de outubro, foram registradas 80 ocorrências em todo o Estado, a expectativa agora é que, neste pleito eleitoral, o número seja menor. “A Polícia Militar espera que com apenas dois candidatos concorrendo ao 2º turno no Estado, as ocorrências de crimes eleitorais sejam menos expressivas em relação ao 1º turno.”
Os locais de votação em Salvador começaram a receber urnas eletrônicas a partir das 6 horas da manhã deste sábado (25). Neste segundo turno, serão utilizadas 5.250 urnas eletrônicas. Somente na capital baiana, são 471 locais de votação.
Os equipamentos ficam armazenados no Centro de Apoio Técnico (CAT) do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), no Porto Seco Pirajá, deixam o local sempre no dia anterior às eleições. Como aconteceu no primeiro turno, na Região Metropolitana e no interior do Estado, a distribuição segue a programação dos respectivos Cartórios Eleitorais.
Partidos e candidatos não podem transportar eleitores no dia da eleição. A Lei 6.091/74 é clara ao proibir o transporte de eleitores por partidos e candidatos. Apenas a Justiça Eleitoral, em determinadas situações excepcionais, pode fazê-lo. Caso contrário, é considerado crime eleitoral.
O assunto tema durante a sessão plenária ocorrida na última quarta-feira (22), onde o TRE-BA reiterou o entendimento de que não há possibilidade legal de ampliar a frota destinada ao transporte de eleitores neste segundo turno. Tal decisão será comunicada aos Juízes Titulares das 185 Zonas Eleitorais do interior, a quem caberia a requisição dos veículos.
Tribuna da Bahia

0 comentários:

Postar um comentário