19 de outubro de 2014

Prefeitura de Feira de Santana decreta situação de emergência

A seca que atinge principalmente a zona rural de Feira de Santana (a 109 km de Salvador) fez com que a prefeitura decretasse situação de emergência nas regiões afetadas pela seca. O decreto nº 9.331 prevê o abastecimento de água potável por carro-pipa para 1.085 cisternas comunitárias situadas em cinco dos oito distritos.

Serão atendidos os distritos de Governador João Durval Carneiro (Ipuaçu), Bonfim de Feira, Jaguara, leste de Maria Quitéria e oeste de Tiquaruçu. Muitas famílias sofrem sem água para consumo humano há meses.
Na comunidade de Venda Nova, em Maria Quitéria, a situação é crítica. Em algumas casas, a água existente é doada por vizinhos. Como é o caso de dona Maria São Pedro Santos Oliveira, que possui uma cisterna mas não tem água para nada.
"Aqui o Exército colocou água há mais de um mês, pois tinha uma irmã que estava doente. Mesmo não sendo cadastrada, uma vizinha cedeu a água para minha casa. Mesmo assim a água serve para tudo. Tanto para o nosso consumo como para animais e plantações", contou.
A  água das últimas chuvas não deu para abastecer as cisternas e a palavra na localidade é economizar. Esta palavra é bastante conhecida na família de Maria Rosângela Conceição Silva. Lá os banhos e a limpeza da casa foram reduzidos, para que a pouca água não acabe.
A iniciativa do decreto partiu do Conselho Municipal de Defesa Civil, preocupado com a situação das famílias da zona rural. O prefeito acatou o pedido e decretou situação de emergência. Desde setembro de 2011 a região sofre com as consequências da seca.
Está é a quinta vez que a prefeitura decreta situação de emergência devido à estiagem. A primeira vez foi determinada pelo Decreto 8.378, de 10 de setembro de 2011. Posteriormente,  veio o Decreto 8.510, de 19 de janeiro de 2012.
Em 11 de janeiro de 2013, o Decreto 8.864 e o último em 1º de novembro de 2013, de número 9.068.
A Tarde

0 comentários:

Postar um comentário