16 de maio de 2016

Professor tem a formação melhor na rede pública do que na particular

Os professores da educação infantil e dos primeiros anos do ensino fundamental que lecionam na rede pública têm melhor formação teórica do que seus pares das escolas privadas e isso vale para o percentual de docentes com ensino superior completo e com currículo adequado ao que a lei determina.
Formação universitária apropriada para lecionar no Brasil, porém, não é garantia de qualidade, o excesso de teoria nos cursos de pedagogia e licenciatura e a distância com a realidade escolar podem prejudicar o ensino, os dados revelam que, em 2014, a fatia de professores do ensino infantil (creches e pré-escola) na rede pública com nível superior completo e formação em pedagogia era, respectivamente, de 80% e 50%, nas escolas privadas, esses percentuais atingiram 65,6% e 32,8%, respectivamente, esse hiato se repete nos primeiros anos do ensino fundamental, que vai do 1º ao 5º ano, nos dois ciclos mais avançados –últimos anos do fundamental e médio–, os indicadores de formação de professores tendem a ser melhores nas privadas, mas as públicas não ficam muito atrás.
Blog do Valente

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