11 de junho de 2017

Estudantes de Serviço Social da FACEMP desenvolvem projeto de intervenção no Rio Jaguaribe em Muniz Ferreira

Na manhã deste sábado (10) graduandos do 5º semestre do curso de Serviço Social da FACEMP – Faculdade de Ciências e Empreendedorismo – estiveram na cidade de Muniz Ferreira, a 203 km da capital, para realização de intervenções relacionadas com a degradação ambiental do Rio Jaguaripe que margeia a cidade. O projeto faz parte de uma proposta de intervenção desenvolvida pelos alunos Bianca Faleiro, Hannah Pimentel, Jeane Malta, José Henrique Araujo, Ericles Barreto, Odemar Lúcio, Patrícia Nunes, Tamires Barbosa, Ticiane Santana e Uilma Andrade, sob a orientação da docente/assistente social Lidiane Oliveira, o mesmo já foi aplicado por outros discentes do mesmo curso no Rio Copioba na cidade de São Felipe na semana anterior.

Na oportunidade fora aplicado um questionário aleatoriamente aos transeuntes com o fim de levantamento de dados e possíveis diagnósticos, além de abordagens diretas com distribuição de folhetos educativos e a sensibilização para a atual situação do rio que abastece a cidade. Odemar Lúcio, acadêmico envolvido na ação pontuou que “as condições do Jaguaripe são visivelmente preocupantes, e exigem ações imediatas e de longo prazo, ou melhor, de manutenção constante, e é nesse ponto que nós quanto assistentes sociais em formação entramos. A conscientização, a mobilização, a reeducação é sem duvida umas das principais e mais eminentes atitudes a serem tomadas. A degradação dos rios é um problema histórico, crônico e genérico, é comum a todos nossos afluentes, aqui em Elísio Medrado não é diferente.”
Os estudantes também estiveram com algumas autoridades do município, que em um dialogo informal se dispuseram para possíveis parcerias e se comprometeram a buscar resoluções da problemática. “É de suma importância a conscientização da preservação ambiental dos rios do Recôncavo, inclusive as orientações àqueles que degradam: nós. Durante a ação foi perceptível como os moradores reconhecem a necessidade de contribuir para a redução do impacto ambiental ao rio, e ao mesmo tempo relataram que podem e devem fazer mais. Inclusive durante as abordagens os discentes sugestionaram mudanças de hábitos/atitudes que colaboram para a redução da poluição do rio, onde foram acolhidos e agraciados com falas de agradecimento e validade da iniciativa”, disse a docente Lidiane Oliveira.










Fotos: Acervo do projeto

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