O Conselho Universitário
(CONSUNI) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) aprovou a marca
da instituição em 08 de outubro. Fruto de um trabalho de 18 meses, a
representação simbólica da Universidade busca valorizar o Recôncavo,
através dos ideais de inclusão social e excelência acadêmica.
A marca da UFRB foi elaborada para abrigar três ideias principais: a) destaque para a letra “R”, b) representação da Baía de Todos os Santos e c) visualização de um perfil. “O perfil representa a inclusão das pessoas como parte fundamental da Universidade", destaca a designer Renata Machado, da Assessoria de Comunicação. Responsável pela elaboração da nova marca, Renata explica o formato do “R”: “A Baía de Todos os Santos é o que caracteriza geograficamente o Recôncavo. Parte do queixo simboliza a península Itapagipana, já a face remete a uma linha imaginária entre os locais onde a UFRB tem sede”.
O equilíbrio tipográfico
também foi bastante ressaltado no conjunto da marca. O novo símbolo utiliza
tipografia serifada - pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das
hastes das letras - como uma forma de relembrar a história de construção da
UFRB desde o Instituto Agrícola da Bahia em 1859.
Ao mesmo tempo, utiliza
fonte sem serifa em “Universidade Federal do Recôncavo da Bahia” por ser mais
legível e moderna.
A escolha das cores, por
sua vez, foi pensada para definir o espírito da Universidade, aponta Renata. O
azul transmite respeito e seriedade, o amarelo (dourado) aparece como a cor da
excelência; ambas são opostas no ciclo cromático e, por isso, complementares,
fator que confere harmonia.
O uso da marca será
obrigatório a partir de 01 de janeiro de 2013. A ideia é que, assim, as peças
institucionais de comunicação de uso cotidiano possam ser padronizadas, sendo,
portanto, usadas por todas as unidades administrativas e acadêmicas.
Fonte: UFRB
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