Dados do Programa
Internacional de Avaliação de Estudantes 2015, divulgados nesta terça-feira,
indicam que o desempenho dos estudantes brasileiros em matemática e ciências
piorou em comparação aos dados de 2012, quando o assunto é a capacidade de
leitura, os resultados seguem preocupantes, já que a média não mudou desde
então, quando a pontuação já era considerada ruim, em matemática, de acordo com o
relatório, 70,3% dos estudantes brasileiros ficaram abaixo do nível 2 de
desempenho na avaliação, o patamar mínimo estabelecido pela Organização para a
Cooperação e Desenvolvimento Econômico como necessário para que o estudante exerça
plenamente sua cidadania, na prática, os alunos não conseguem responder as
questões da disciplina com clareza e não conseguem identificar ou executar
procedimentos rotineiros de acordo com instruções diretas em situações claras.
Segundo o que afirma a publicação, a
habilidade em matemática é definida como a capacidade individual de formular,
empregar e interpretar a matemática em uma série de contextos, isso inclui o
raciocínio matemático e o uso de conceitos, procedimentos, dados e ferramentas
para descrever, explicar e prever fenômenos. Há seis níveis de proficiência na
disciplina, os dados do programa em 2015 também apontam que 51% dos estudantes
não possuem o patamar que a OCDE estabelece como necessário para que se possa
exercer plenamente sua cidadania, considerando sua capacidade de leitura.
TV SAJ
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