20 de julho de 2011

Mãos para cima!

Por Odemar Lúcio

Sabe-se que o Sistema Prisional Brasileiro não atende com satisfação as necessidades apresentadas pela sociedade, de forma que, não isola por completo o preso, não recupera e pune de maneira frouxa, diante de tantas regalias que a prisão pode possibilitar como televisão de última geração, chuveiro quente, celular, esbórnia sexual, churrasco na brasa, cerveja gelada e pó, além de poder sair para passar o Natal com a família ou se preferir, assaltar um shopping center no dia dos pais, estourar dois ou três caixas eletrônicos ou então assassinar um inocente no segundo domingo de maio, de maneira que, se encontrar algo mais interessante para fazer, torna-se um foragido delatado várias vezes ao disk denúncia, mas nunca procurado.

Contudo, o criminoso que encontra-se recluso, mesmo que numa penitenciária dita de segurança máxima, continua mandando nos pontos de drogas, decidindo quem vive ou morre e independente da gravidade do crime que o colocou na condição de preso, este será inevitavelmente devolvido à sociedade sobre o critério de já ter saldado sua dívida com a justiça, porém, em minha concepção, existem crimes que não podem ser pagos apenas com alguns anos de prisão, digo, se depender do tipo de crime cometido, não deverá o executor ter o direito de circular livremente e conviver socialmente, podendo então ser submetido a exílio, prisão perpétua e até pena de morte. Do jeito que está não pode ficar!

1 comentários:

  1. Caro autor, acredito que a pena de morte não resolveria o problema do Brasil. Nosso maior problema está nas pessoas e no nível cultural dos mesmos. Vivemos num Pais de 52 milhões de analfabetos e 98 milhões de analfabetos funcionais, incapazes de desenvolver um senso crítico verdadeiro sobre sí mesmo, quanto mais sobre os juízos de valores de toda uma sociedade... Uma sociedade só se modifica pelo exemplo e os que temos nunca foram dos melhores, políticos corruptos e corruptores que conseguem aliciar os supostos bons indivíduos de nossa falida sociedade e fazerem com que os mesmos os defenda e os aprove. Esse é o verdadeiro cãncer brasileiro, que aprisiona em suas casas os cidadãos de bem e transforma em heróis corruptos e corruptores. Muda Brasil, muda...

    Prof. Paulo Henrique Araújo

    ResponderExcluir