8 de janeiro de 2018

Coluna Lugar de Fala: Haverá vagas para todos os estudantes na Rede Pública em Elísio Medrado?

Sabemos que a educação é um direito social constitucionalmente positivado em 1988 (artigo 6º da CF/88). Dentro do rol dos direitos humanos fundamentais encontra-se o direito à educação, amparado por normas nacionais e internacionais, sendo sua oferta gratuita nos termos da lei responsabilidade do Estado.

Todos os inícios de ano tem sido a mesma coisa, correrias e filas se formam pelos pais e responsáveis em frente aos estabelecimentos de ensino público – no privado também não é diferente – na intenção de garantir a vaga de seus filhos para o ano letivo. Em varias cidades da região especulam-se a deficiência na disponibilidade de vagas na rede pública (municipal e estadual), em Elísio Medrado não foge a isso, são muitos os interessados que nos procuram a fim de informações sobre a matrícula dos estudantes.
Em virtude disso, fomos apurar junto ao Colégio Estadual Democrático Professor Rômulo Galvão e a Secretária Municipal de Educação de Elísio Medrado e assim foi possível verificar que HAVERÁ VAGAS PARA TODOS OS ESTUDANTES e que inclusive a formação de filas é desnecessária. Percebe-se que os alunos e os responsáveis em sua grande maioria buscam as unidades escolares com a intenção de prioridade de turnos, isso sim é o maior gerador das filas e do descontentamento, já que não é possível matricular maciçamente os estudantes em um turno só, isso causaria o esvaziamento do turno oposto.
Apuramos ainda que a rede municipal de ensino do município está promovendo ampliação de colégios para que todos os estudantes sejam acolhidos da melhor forma.

0 comentários:

Postar um comentário