16 de dezembro de 2012

Baiana pode ser a mulher mais velha do mundo


A baiana Eurides Fagundes completou 118 anos de idade dois dias após Besse Cooper, 116, considerada a mais velha do mundo pelo "Guinness", o livro dos recordes, morrer nos Estados Unidos, no início deste mês.
O nascimento em 6 de dezembro de 1894, que faz dela a mulher mais velha do mundo conhecida, está registrado numa certidão de nascimento e em um RG. A certidão foi emitida em 1976 por ordem judicial. Ourisval Filho, oficial do cartório em que foi feito o registro, diz que o documento foi obtido, provavelmente, após apresentação de testemunhas e documentação. "É passível de erro, mas é mais provável que esteja certo."

Eurides diz não ter interesse em obter o registro de mais velha do mundo. "Pra que mexer nessas coisas", ri. Vovó, como Eurides é conhecida, mora há 15 anos em uma associação de apoio a pacientes de câncer, onde foi deixada pela família quando teve câncer de colo de útero. Ela permaneceu após se curar e mantém contato com um sobrinho.
"Ela ainda é tão lúcida que, às vezes, a gente até desconfia da idade", diz Maria Helena, 51, cozinheira do local. Nascida em Salvador, nunca conheceu o pai, não se casou nem tem filhos. Cresceu com a mãe, sem poder "dançar e namorar". Diz ter conhecido na Bahia Maria Bonita e Lampião, nascido quatro anos depois dela. "Moreno, de chapéu, fazia sucesso lá. Assustava toda a freguesia (a população)."
Fonte: Folha

0 comentários:

Postar um comentário