24 de julho de 2014

Dom Macedo Costa está entre as cidades sem registro de homicídios desde 2008

Apenas 1,6% dos brasileiros pode dizer que vive em uma cidade onde assassinatos não são uma preocupação. São 3,1 milhões de pessoas estabelecidas em municípios que não registraram nenhuma morte do tipo entre 2008 e 2012, de acordo com o Mapa da Violência 2014.

O levantamento só vai até 2012 porque é o último ano com dados disponíveis do Ministério da Saúde para todos os municípios do país. Das mais de 5,5 mil cidades brasileiras, exatas 684 conseguiram passar o período incólumes a um dos crimes que mais preocupa a sociedade. O fato, portanto, é que apenas uma em cada 8 cidades mantém um cotidiano em que assassinatos não são uma realidade. Destas, 92% possuem menos de 10 mil habitantes.
Uma leitura desatenta da situação poderia sugerir que, dado o tamanho delas, não seja nada impressionante passar meia década sem homicídios. No contexto brasileiro, porém – em que 56 mil pessoas perderam a vida de forma brutal e intencional em 2012 – esta visão é incompleta. Algumas cidades da Bahia como Dom Basílio, Dom Macedo Costa, Ichu, Cravolândia, Mirante e Formosa do Rio Preto aparecem no ranking.
Voz da Bahia

0 comentários:

Postar um comentário