1 de novembro de 2012

Estudo indica boa estrutura de internet em Salvador


Mapeamento realizado por uma empresa paulista constatou que, em termos de infraestrutura para fornecimento de internet, a capital baiana está muito bem servida.  O resultado é fruto de levantamento da Expedição WDC/Abranet, que até meados de 2013  analisará a rede em todo o País.
"Salvador tem muitas empresas oferecendo links e boa tecnologia de fibra ótica. Em termos de infraestrutura, vocês estão muito bem", diz o gerente da expedição, Leonardo Ribeiro.

Isso significa que a cidade tem os recursos necessários para que operadoras e provedores garantam que a população tenha acesso de qualidade à internet. Em locais do Centro-Oeste, por exemplo, a expedição constatou que a falta de estrutura em fibra ótica demanda aparelhos que captem o sinal de outras maneiras, o que encarece o serviço e, por vezes, prejudica a qualidade do sinal.
O levantamento quanto ao produto que de fato chega aos domicílios, entretanto, ainda não foi divulgado.

Serviço 3G  - A WDC/Abranet também avaliou o serviço 3G.  A velocidade ofertada pela maioria das empresas é de aproximadamente um mega.  "A operadora que se sobressai é a Claro, que fornece um serviço com cerca de dois mega", diz Ribeiro.
Segundo ele, o resultado encontrado é semelhante ao das capitais já visitadas do Sul  e Centro-Oeste.

Investimentos -  Em um ano, a expedição já visitou mais de 120 cidades para mapear a infraestrutura da internet brasileira. Os dados coletados serão utilizados pela Telebrás para dimensionar os investimentos nos locais com maiores deficiências.
Fonte: A Tarde

0 comentários:

Postar um comentário