16 de abril de 2013

Culturas brasileiras: Passado, presente e futuro


Uma vez que tudo aquilo que é produzido pelo homem recebe o nome de cultura, tem-se uma visão pluralista do mesmo. Nesse sentido pode-se dizer que a melhor forma de referir-se a tal temática é compreendê-la como um todo, porém, saber que esse todo precisa ser entendido por suas partes.
Cultura é tudo aquilo que é produzido pelo homem. Desde os primórdios, a chegada dos europeus, africanos e asiáticos, o homem vai se adaptando ao meio. Às vezes foi preciso inventar algo (o que com a modernidade vê-se que apenas descobriram) para que pudesse sobreviver. Com os renovados meios de adaptação dos quais o homem dispõe na atualidade, percebe-se que ele está sempre produzindo aquilo que lhe satisfaz.

A contribuição da cultura para a progressão do homem no tempo e espaço deve ser compreendida aqui de maneira boa, mesmo que por ocasiões constrangedoras. Limitando às culturas brasileiras, sabe-se da necessidade de voltar ao passado e até mesmo à países estrangeiros para melhor compreendê-las. Os feudos, a burguesia, as navegações, os japoneses, os escravos, tudo contribuiu para que de uma forma ou de outra se pudesse chegar às culturas atuais. Com isso o Brasil foi tentando definir suas culturas e o homem o seu lugar.
As culturas estão definidas, embora, incompreendidas. O homem tem seu lugar, não obstante “reside”. Assim pode-se pensar em, para suprir as necessidades em vista não só de um futuro, mas também das pessoas deste futuro, adaptar a cultura (entendida como o todo) para que se tenha um progresso cultural recepcionado sem choques. Esse futuro já começou, mas ainda não houve mudança, pois o homem ainda não definiu seu lugar, ora está em casa, ora noutros países. Esse é o mundo tecnológico. Essa é a cultura do futuro.
Elias de Souza Gonçalves
Bacharel/licenciado em Filosofia;
Graduando em Sistemas de Informação.
Via Reconvale

0 comentários:

Postar um comentário