3 de fevereiro de 2013

Internet é a ferramenta mais poderosa da história, diz pesquisador


Em um bom português, foi com um "obrigado, boa noite, é muito bom estar aqui" que Don Tapscott, autor do best-seller Wikinomics e uma das maiores autoridades mundiais nos impactos sócio-econômicos da tecnologia abriu sua palestra na Campus Party. Essas foram as únicas palavras de Tapscott na nossa "linda língua". O que ele disse em seguida foi em um inglês claro voltado ao público do evento em São Paulo: "ao alcance dos seus dedos vocês têm a ferramenta mais poderosa da história".

Em sua palestra, Tapscott propôs mudanças para o modelo global e para tentar resolver problemas como a pobreza, o racismo e as mudanças climáticas, por exemplo. "Temos instituições globais baseadas nos Estados soberanos, a ONU, o FMI, onde as únicas pessoas que podem falar são os representantes formais dos países. Se você fosse para lá não teria nenhuma voz. Esse é o nosso modelo, que existe há 60 anos, e não funciona mais", afirmou.
E qual seria o "ponto de virada" desse modelo? A internet, é claro. "A internet é um computador que todos nós programamos. Os seres humanos estão construindo essa máquina", disse. "Vocês são a primeira geração que usa tecnologia. Não há força mais poderosa para mudar do que a primeira geração de nativos digitais. Eu sou um imigrante digital, tive que me adaptar à linguagem."
Ele afirmou que a internet criou um novo jeito de se comunicar, mais importante que a prensa de Gutenberg. "Estamos não na era da informação, mas na era da inteligência. A internet nos permite acessar a inteligência de outras pessoas reunidas em uma sala na Ucrânia", exemplificou. "Essa é uma ferramenta poderosa. E lembrem-se do Homem Aranha: com um grande poder vem uma grande responsabilidade. Como você usará isso? Está pensando apenas no seu projetinho?", provocou.
"A Campus Party é parte de um novo tipo de organização de rede para garantir que nossos filhos herdarão um mundo melhor", afirmou.
Fonte/foto: Terra

0 comentários:

Postar um comentário