3 de julho de 2012

Oito municípios baianos serão contemplados com 29 cursos do Pronatec Copa

No restaurante Caranguejo do Porto, na Barra,  a frequência de estrangeiros é alta. Quando um freguês chega falando uma língua estrangeira, o garçom Alfredo Barbosa Oliveira, 44 anos, improvisa no “potunhol”, ou pede a ajuda de colegas quando o idioma é inglês, francês ou alemão, para não passar sufoco.
Além da necessidade de aprender outros idiomas, considerada “tarefa obrigatória” pelo garçom, Oliveira também gostaria de estudar regras de etiqueta para não passar vexame na hora de servir um vinho caro a clientes mais requintados. “Com a Copa, vai aparecer muito turista estrangeiro, então a gente vai precisar se preparar mais para atendê-los bem”, prevê.

Profissionais do setor de serviços de oito municípios baianos que, como Oliveira, desejem se qualificar profissionalmente para receber bem os turistas da Copa do Mundo de 2014 terão, a partir de hoje, uma boa oportunidade. Já estão abertas as pré-matrículas para cursos de qualificação em várias profissões no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego para a Copa (Pronatec Copa). São oferecidos 29 cursos gratuitos em diversas áreas do setor turístico e também aulas de inglês, espanhol e Libras.
Os cursos serão ministrados gratuitamente em Salvador, Cachoeira, Cairu, Lauro de Freitas, Lençóis, Mata de São João, Maragogipe e Vera Cruz. Ao todo, serão oferecidas somente este ano 40 mil vagas em todo o Brasil. O número de vagas será distribuído por estado, de acordo com a demanda.
Os interessados poderão solicitar o ingresso no programa exclusivamente pelo site do Pronatec Copa www.pronateccopa.turismo.gov.br. O prazo para a inscrição vai até 16 de julho. Os cursos são presenciais e gratuitos com foco nas ocupações. As inscrições, que serão feitas a partir de hoje, são uma espécie de pré-matrícula, que não garantem participação efetiva no curso, já que as turmas ainda serão formadas em cada cidade, de acordo com o número de alunos inscritos para cada modalidade.
Em todo o Brasil, serão formadas turmas em 117 municípios, incluindo as 12 cidades-sede. A promessa do MTur é disponibilizar outras 160 mil vagas até 2014.
Fonte: Correio 24 Horas

0 comentários:

Postar um comentário