18 de outubro de 2012

Centros vão formar mão de obra para o estaleiro Paraguaçu


Os municípios de Simões Filho, Maragojipe e Nazaré, no Recôncavo, vão sediar Centros de Formação de mão de obra para a indústria naval. A iniciativa é da Secretaria da Indústria Naval e Portuária do Estado da Bahia (Seinp), em articulação com as secretarias de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e de Educação (SEC), com objetivo inicial de formar trabalhadores especializados para o Estaleiro Enseada do Paraguaçu.

O Centro principal será na Base Naval de Aratu, em Simões Filho. Os outros vão para Maragojipe, pela proximidade com o empreendimento, e Nazaré, por ser a cidade que irá receber o polo industrial gerado pelo Estaleiro. Com a instalação dos Centros, o Governo do Estado quer garantir o aproveitamento da mão de obra local, feminina e masculina, promovendo o desenvolvimento dos municípios no entorno do Estaleiro. A capacitação será através de qualificação profissional, pela Setre, e promoção de cursos técnicos, pela SEC, na área naval.
Também haverá capacitações para a formação de profissionais em outras áreas, a exemplo do comércio, hotelaria, pequenas indústrias e construção civil. Com a chegada do empreendimento a tendência é que haja um aquecimento da economia da região e com isso surjam inúmeras vagas de trabalho.
Nesta quinta-feira (18), representantes das três Secretarias se reúnem para avaliar os cursos que serão ofertados nos Centros de Formação. Em maio e junho deste ano, a Seinp promoveu encontros com representantes dos 16 municípios do entorno do Estaleiro Enseada do Paraguaçu. O primeiro, em Salinas da Margarida e o segundo, na Seinp, em Salvador.
Fonte: SECOM/BA

0 comentários:

Postar um comentário