10 de janeiro de 2013

Cosméticos politicamente corretos


De fato, a indústria de cosméticos tem tido papel de destaque no que se refere à movimentação econômica brasileira, tendo como gatilho o aquecimento financeiro provocado pelo avanço das classes inferiores. Assim, anualmente milhões e milhões de reais são gastos em cremes, perfumes, maquiagens e artigos dessa ordem, entretanto, esse fenômeno também tem seu lado menos atraente.

Ainda que você não seja um consumista exagerado dos produtos de beleza e cuidados pessoais, certamente também partilha da seguinte constatação. Semana passada, fazendo uma arrumação no armário do meu quarto, observei algo que me chamou atenção, pois, encontrei uma enormidade de recipientes, potes e vidros que antes guardavam algum tipo de cosméticos, e agora, tendo acabado o conteúdo, eram apenas um estorvo sem nenhuma utilidade, então, o questionamento foi natural: o que fazer com esse "lixo"?.
Percebe-se que estas embalagens não possuem de fato um bom leque de reaproveitamento direto, pois, a reciclagem destes, exigem um sofisticado processo industrial, exceto nas mãos de bons artesãos, que os reutilizam como peças de decoração, imprimindo pinturas, tecidos e outras técnicas, entretanto, a grande maioria, digo, a imensa maioria vão acabar nas gavetas, nos quintais ou simplesmente no cesto de lixo. Evidentemente que isso provoca um relevante impacto no meio ambiente.
É certo que empresas como Avon, Natura e O Boticário, tem desenvolvido importantes projetos, no que diz respeito à questão ambiental, porém, remeter recipientes de grande durabilidade e sem pensar um uma destinação final não é nem um pouco politicamente correto. Particularmente, acho que as empresas deste setor deveriam comprometer-se com o recolhimento desse material, ou seja, praticar a indispensável logística reversa.
É necessário criar um círculo que permita a redução do lixo gerado pelos cosméticos, assim, a exemplo das cervejarias que atuam com o retorno de embalagens, vejo a possibilidade deste mesmo sistema ser adequado na resolução da problemática em questão, pois, nada mais prático que recipientes de perfumes, cremes e maquiagens sejam novamente usados pelas empresas que as expediram. Só para constar, utopicamente, espero viver pra contemplar o dia que a prática do "pague apenas pelo conteúdo" seja uma realidade afirmada em nossa sociedade, considerando que, o meio ambiente e os consumidores estarão imensamente agradecidos.
Texto: Odemar lúcio

0 comentários:

Postar um comentário