16 de janeiro de 2013

Rio Jacutinga pede socorro


Por conta do período de seca que a região está enfrentando nos últimos meses, o Rio Jacutinga, em Elísio Medrado, está cada dia que passa sofrendo mais. É possível observar da entrada cidade, vinda da BA 046, a situação que o rio enfrenta, está bastante fraco e sem proteção alguma, o que preocupa a população.

O abastecimento de água na cidade fica por conta da barragem da Jacutinga, que também tem  sofrido bastante os efeitos da seca, e o rio, em períodos de estiagem auxiliava abastecendo carros pipa para as localidades da zona rural, mas hoje não é possível mais, devido seu estado.
O município está a uma média de três meses sem chuva que possa manter os reservatórios, e passa atualmente por dificuldades na captação de água, em algumas localidades a única alternativa são os carros pipa, que são abastecidos em algumas represas que estão preservadas.
Estamos acompanhando a morte desse rio aos poucos, fica aqui um apelo às autoridades e órgãos competentes, estendendo também à população, que seja feita alguma ação para que possamos salvar esse rio e continuar a desfrutar dos benefícios dele para não sofrer ainda mais com a falta de água. 

3 comentários:

  1. Orio Caldeirão tambem ja cortou, varios lugares secou, ja não corre mais agua, e as que tem são em alguns poços que são um pouco mais profundo, e ainda tem pessoas que joga o esgoto sanitario diretamente no rio, e a delegacia ambiental não faz nada, ja registrado queixas, por mim mesma, e nunca foram la, a quem apelar então?? que vergonha, tristeza, sentimento de impotencia!!

    Marizete Teles

    ResponderExcluir
  2. Precisamos reflorestar as margens do rio, essa seca serve para mostrar ao donos de fazendas com criação de gado que se os rios secarem , eles tbm vão ter prejuizo.
    Helder Maia Moço

    ResponderExcluir
  3. pois é até monte cruzeiro que antes era conhecida com a terra da água .A população estava sofrendo neste verão com a falta de água

    ResponderExcluir