8 de janeiro de 2013

Mais de dois terços das vagas do Sisu estão no Nordeste e no Sudeste


As vagas do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) do primeiro semestre de 2013, que foi aberto para inscrições dos candidatos nesta segunda-feira (7), estão concentradas, mais uma vez, nas regiões Nordeste e Sudeste.  Levantamento do G1 feito com base nos dados divulgados pelo Ministério da Educação em 28 de dezembro, quando o sistema foi aberto para consulta, mostra que as duas regiões somam cerca de 68% do total de vagas oferecidas nas universidades federais e nos institutos federais de ensino superior.

A participação das universidades, institutos e centros de ensino tecnológico é facultativa e, segundo a assessoria de imprensa do ministério, elas podem aderir e alterar o número de vagas oferecidas até a abertura das inscrições.
Entre 2012 e 2013, o número de vagas aumentou em termos absolutos em todas as regiões, mas a participação de cada uma na porcentagem total variou pouco. O Nordeste aumentou timidamente sua participação no total de vagas de quase 35% para mais de 36% e segue como a região com o maior oferta aos estudantes.
Mas o maior avanço foi na Região Norte, que ainda tem o menor número de vagas, mas viu o volume aumentar em cerca de 45%, de cerca de 5.200 para mais de 7.600. Boa parte das novas vagas vêm da Universidade Federal do Acre (Ufac), que em 2012 não participou do Sisu, e em 2013 oferecerá cerca de mil vagas em 21 curso
Já o Sudeste viu sua porcentagem cair de 33% para 32%, assim como a Região Sul, que somava cerca de 14% no ano passado e neste ano responde por cerca de 13% das vagas. A Região Centro-Oeste manteve sua participação em cerca de 12%.
Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário