9 de julho de 2013

Bancários param na quinta e agências mantêm opção de serviço

Os bancários baianos vão parar na próxima quinta-feira, 11, em adesão ao Dia Nacional de Luta, organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), quando diversas categorias, em todo o País, interromperão também as suas atividades.

A orientação do Sindicato dos Bancários da Bahia é que a população realize os serviços bancários na quarta, 10, ou na sexta, 12.
A maioria dos atendimentos pode ser feita pelo internet banking ou caixas eletrônicos, como saques, pagamentos e até empréstimos, mas é preciso observar os limites diários para as transações, que variam conforme o banco. 
Na Bahia há 16 mil bancários, 10 mil somente na capital. O presidente do sindicato, Euclides Fagundes, diz que a ideia é que todos parem na quinta-feira. Ao todo, 14 categorias vão suspender as atividades nesse dia, como os trabalhadores da indústria, ferroviários, rodoviários, vigilantes, médicos, professores e servidores municipais, estaduais e federais.

PL 4330 - A principal pauta dos trabalhadores em todo o País é o projeto de lei 4330/2004, que trata da terceirização, do deputado Sandro Mabel (PL-GO).
"Queremos forçar a retirada do PL da pauta do Congresso. Esse projeto oficializa a terceirização. Esses trabalhadores já vivem uma relação precária, recebendo baixos salários, sem plano de saúde", diz o presidente da CUT na Bahia, Cedro Silva.
Nesta terça, 9, membros da Central foram ao Aeroporto Luís Eduardo Magalhães para abordar os deputados federais para que votem contra o projeto.
Mas a paralisação da próxima quinta também engloba outras bandeiras como o fim do fator previdenciário; mais investimentos em saúde e educação; transporte público de qualidade; redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem redução dos salários; valorização da aposentadoria; reforma agrária; e suspensão dos leilões do petróleo.
Fonte/foto: A Tarde

0 comentários:

Postar um comentário