16 de julho de 2013

Seção Saúde: Primeiros Socorros (choques elétricos)

Por Odemar Lúcio
Primeiros Socorros (choques elétricos)
Os choques elétricos podem ser gerados por descargas de relâmpagos ou por fios de alta tensão. Quanto maior for a intensidade da corrente elétrica, maior será os danos ao acidentado, isso porque, o corpo humano funciona como uma resistência, impedindo a passagem da corrente. Como proceder:

- Não toque na vítima;
- Desligue rapidamente a chave geral, se não for possível tente afastar a fonte elétrica usando algum material isolante, como madeira, borracha, couro ou pano, tudo bem seco;
- Verifique o nível de consciência da vítima;
- Inspecione os sinais vitais. Se a vitima não estiver respirando nem se movimentando, chame imediatamente o serviço de emergência e inicie a reanimação com massagem cardíaca e respiração boca a boca;
- Na maioria das vezes, choques decorrentes de relâmpagos são fatais, mas quando houver sobreviventes deve-se proceder como nos dois últimos tópicos.

Prevenção:
- Mantenha os fios elétricos de sua casa em ordem, encapados e isolados;
- Ao fazer reparos desligue a chave geral;
- Nunca toque em equipamentos ou circuito elétricos com mãos, roupas ou calçados molhados;
- Coloque protetores nas tomadas;
- Em tempestades, procure abrigo em local fechado para evitar exposição aos raios;
- Muita atenção quanto ao uso de pipas. Oriente seus filhos a brincar apenas em locais abertos, longe de fios e postes, e se possível acompanhe-os nas brincadeiras.

Obs.: A respiração boca a boca é sempre condenável, pois, este contato direto pode levar ao socorrista e/ou à vítima doenças infectocontagiosas, para tanto, existem alguns equipamentos para a realização desta manobra, dos quais a máscara usada por quem socorre, que evita este contato, e lembro ainda o ambu. Entretanto, a não realização deste procedimento poderá custar a vida da vítima.

Agora é com você. Até a próxima e Saúde a todos!!!


Próxima semana o tema é: Alergia e intoxicação alimentar.

0 comentários:

Postar um comentário