24 de novembro de 2013

Ponte Salvador-Itaparica: Ferryboat transportará mais pessoas e terá rotas diferentes

Com a participação de vários prefeitos da região, aconteceu uma audiência pública na noite de quinta-feira (21) sobre os impactos da Ponte Salvador-Itaparica no Recôncavo baiano. Na ocasião, o secretário de Planejamento, José Sérgio Gabrielli, em entrevista a Andaiá FM, destacou que os estudos preliminares da construção da ponte com as sondagens já estão avançadas e os resultados são positivos. “Temos estudos de impactos ambientais e urbanos começando a serem feitos e os de correntes marinhas já começados. Identificamos necessidade de definir traçados entre Santo Antônio de Jesus a Castro Alves para a via que vai conectar a 242 a esse complexo de rodovias”, garantiu.

O secretário adiantou que os trabalhos preliminares devem ser concluídos no primeiro semestre de 2014. “E nesse mesmo ano abriremos a licitação para a ponte ser construída em até 60 meses”, afirmou. As cidades no entorno da Ilha de Itaparica já estão se estruturando num consórcio, que reúne as prefeituras do Recôncavo. “É um componente importante e já discutimos com o Consórcio, que está tratando as questões de resíduos sólidos, segurança e saneamento. É um projeto de longo prazo e nessa fase a discussão é de projetos. Quais são as ações imediatas a serem feitas antes da ponte ser construída para que façamos a redução dos efeitos negativos e ampliemos o s positivos”, afirmou.
Sobre o sistema ferryboat, José Sérgio Gabrielli, disse que, na licitação do novo ferryboat, os equipamentos deverão ser flexíveis com a chegada da ponte. “No processo de licitação se levará em conta a ponte. Os equipamentos têm que ser flexíveis. O ferryboat mudará de função, deixará de transporta veículos para transportar mais pessoas e multiplicidade de rotas, que não são as mesmas da ponte”, ressaltou o secretário.
Fonte: Blog do Valente / Cristina Pita

0 comentários:

Postar um comentário