16 de janeiro de 2014

Amargosa: Agências Bancárias fechadas nesta quinta-feira (16) em dia de manifestações por mais segurança

As agências da Caixa Econômica, Banco do Brasil e Bradesco do Município de Amargosa tiveram suas atividades suspensas nesta quinta-feira (16), em função do ato público organizado pelo Sindicato dos Bancários do Estado da Bahia, cobrando dos órgãos responsáveis mais segurança pública e privada. 

A mobilização contou com o apoio da prefeitura de Amargosa, ACIAPA (Associação Comercial Industrial e Agropecuária), sociedade civil, entidades religiosas, câmara de vereadores e demais autoridades. Durante o período da manhã, foi realizada uma caminhada que percorreu as principais ruas e avenidas do município. Ao longo de todo o percurso, foram apresentadas estatísticas e dados a respeito do aumento nos índices de violência em toda o estado da Bahia, e, em especial Amargosa, que nos últimos cinco anos, passou por várias ocorrências criminosas, incluindo sequestros de funcionários de bancos e seus famílias, saidinhas bancárias, roubos à casas lotéricas e comércios, alem dos três assaltos ‘cinematográficos’, que, por coincidência ou não, aconteceram sempre nos meses de fevereiro (2010, 2012, 2013), e repercutiram de forma negativa em todo o país, expondo a fragilidade do sistema de segurança no município.
A Prefeita Karina Silva, que também participou do ato em prol de segurança, relembrou que no início de 2013, logo após assumir o comando do Poder Executivo, viveu momentos de terror durante o último assalto às agências bancárias do Bradesco e Banco do Brasil, que ficam localizadas bem próximas à Sede da Prefeitura Municipal de Amargosa, que foi alvejada por vários disparos. “Não podemos permitir que novas ações criminosas voltem a acontecer na nossa cidade. Este é um momento de unirmos forças para que as autoridades responsáveis tragam soluções imediatas para este problema”, destacou a prefeita, que por diversas vezes esteve na Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado, cobrando melhorias para a segurança pública em Amargosa.
Dentre as principais reivindicações estão o aumento do número de policiais, mais viaturas e equipamentos para uso dos agentes, além do início imediato da construção do Complexo Policial, e a criação de uma companhia independente. Para o Diretor Regional do Sindicato dos Bancários, Reinaldo Martins, a mobilização em prol de melhorias na segurança, não apenas nas agências bancárias, mas em toda a cidade de Amargosa, deve ser expandir a cada dia, com o objetivo de sensibilizar as esferas responsáveis nos Governos, Estadual e Federal. “Vamos em frente nesta luta que deve ser abraçada por toda sociedade que vive oprimida e com medo de que novas ações criminosas que venham a acontecer em Amargosa”, destacou Reinaldo.

Com faixas, cartazes e palavras de ordem, a multidão que esteve presente ao ato público clamou pelo fim das ações criminosas e declarou numa só voz “Assalto, nunca mais!”. Por fim, em frente a um dos principais palcos da violência no município de Amargosa, foi estendida uma faixa, onde representantes de setores da sociedade, que foram vítimas de crimes escreveram a palavra ASSALTO. Logo em seguida, de forma simbólica a faixa foi pisoteada e queimada, como forma de dizer BASTA à violência na cidade Amargosa.
Um abaixo assinado está circulando pela cidade e será encaminhado às autoridades responsáveis. Será formada uma comissão para elaborar um documento com a definição das prioridades na segurança para Amargosa.








ASCOM PMA

0 comentários:

Postar um comentário