15 de janeiro de 2014

Com ambulâncias paradas a espera de conserto, serviços do SAMU demoram três vezes mais

Uma reportagem exclusiva feita pelo o jornalismo da Record mostrou um pátio repleto de ambulâncias do SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) que estão parados esperando conserto. O local é uma garagem de uma oficina contratada para fazer a manutenção dos veículos que deveriam estar nas ruas socorrendo pessoas.

Os veículos possuem menos de quatro anos de uso, metade do tempo útil de um  veículo desse porte. Atualmente, a garagem é protegida por um muro, antes era cercada por uma grade.  
Segundo o presidente do Sindmed (Sindicato dos Médicos), Francisco Magalhães, a estrutura do SAMU é defasada.  
- Você tem toda estrutura defasada, as bases dela estão em situação caótica, complicado. Apesar de ter acontecido um concurso público, muitos médicos não foram chamados, e alguns que foram chamados, em função da situação caótica, pediram demissão e não assumiram. Nós temos uma série de situações no SAMU. O atendimento de emergência de Salvador deveria trabalhar com 40 ambulâncias e hoje só tem 26 em uso.  
A demora do atendimento faz vítimas como Joselita Moreira de Andrade, que sofria de lúpus, e morreu após esperar por quase 8 horas pelo serviço do SAMU.  
Outra dificuldade é o grande número de trotes que também atrapalham a eficiência dos socorristas.  
O protocolo do SAMU estabelecido pelo Ministério da Saúde é de 15 minutos e, hoje, a média é de 45 a 50 minutos para o atendimento em Salvador.
Fonte: R7

0 comentários:

Postar um comentário