12 de janeiro de 2014

Infecções respiratórias e na pele são mais comuns no verão; saiba como evitar

Ensaios de bandas para o Carnaval, festas, ida à praia e piscina: tudo isso faz o verão ser a época preferida do ano para muita gente. A estação mais quente traz, no entanto, o aumento da incidência de algumas infecções.

A coordenadora do Núcleo de Controle de Infecções do Hospital da Bahia, a infectologista Márcia Sampaio, explica que um dos principais tipos comuns durante o período são as respiratórias, cujo contágio aumenta devido à maior proximidade entre as pessoas em festas, ônibus, entre outros locais fechados.
Para evitar a contaminação, a médica indica evitar contato com quem esteja com os sintomas de tosse e espirro, além de não ficar em ambientes fechados, principalmente onde tem o que mais alivia as altas temperaturas, o ar-condicionado.
Nos dias quentíssimos do verão também é recomendado aumentar o alerta sobre comidas vendidas nas ruas, vilãs das infecções digestivas, por conta da dificuldade em conservar os alimentos. “É preciso ver a procedência do alimento que é ingerido e elevar o cuidado com o servido em praias”, explica a especialista. Já para amenizar os sintomas de diarreia, vômito e náusea, o ideal é se hidratar bastante e evitar os medicamentos que deixam o intestino preso.
Quem frequenta praias e piscinas nesta época do ano também deve estar atento à ocorrência de doenças de pele. Causadas por bactérias, fungos e vírus, as infecções podem ser prevenidas, de acordo com a infectologista, com o aumento do número de banhos por dia e a troca de roupa úmida de água ou suor, a fim de deixar a pele sempre seca.
Amargosa Informa

0 comentários:

Postar um comentário