3 de janeiro de 2014

Prefeito de Elísio Medrado expõe ações do ano de 2013 em entrevista

A entrevista foi realizada no último domingo, o prefeito Junior Andrade (PSD) citou várias dificuldades e realizações no ano de 2013. O prefeito começa falando sobre a reforma do Estádio Municipal, que foi anunciada no São João, a administração fez uma pequena reforma para realização da Copa Paraíso de Futebol Amador, agora saiu a reforma esperada, que vai fazer do local a praça esportiva com estrutura para grandes jogos e agora traz a equipe do Ipiranga para realizar um jogo comemorativo.

Ao falar da Saúde, o gestor afirma ter encontrado com muitas dificuldades, unidades sem funcionar, PSF sem estrutura, sem dentistas, sem medicamentos. No início da gestão, colocou em funcionamento as equipes do PSF, trouxe especialistas, conseguiu um veículo Frontier semi novo, retomou as obras dos PSFs, a anuncia que será construída uma Unidade Básica de Saúde no Jacutinga, através do Governo Federal.
Sobre Educação, transporte e merenda escolar, ele afirma que o município estava travado, não pôde ser contemplado com novos ônibus escolares, porém, desde o início da gestão, mantém uma merenda e transporte escolar de ótima qualidade, reformou todas as 21 escolas do município mais 3 creches, uma delas para crianças de 0 a 3 anos. Na oportunidade ele manda um abraço a todos os professores da rede municipal e lembra que adequou o piso salarial ao piso nacional, fazendo de forma retroativa para que esses servidores não tenham prejuízo e ainda efetuou pagamento do 13º salário a todos os servidores que têm esse direito e fecha o ano cumprindo o índice constitucional de 60% do FUNDEB com magistério.
Na Secretaria de Ação Social, destaca o Programa Minha Casa Minha Vida, o município foi contemplado com 247 unidades residenciais entre novas e reformadas, aconteceu de casas não serem finalizadas e os próprios beneficiários concluírem. Agora, já estão em fase de conclusão as primeiras 38 unidades habitacionais, e estão vindo mais 40 residências através da Caixa, o objetivo é acabar com o problema de habitação no município.
Conseguiu também outros programas como distribuição dos peixes na Semana Santa, cadastramento do programa Leite Fome Zero, Nossa Sopa, realização de mais de 400 exames de mamografia, comemoração do Dia das Crianças com distribuição de brinquedos, entrega de kit enxoval para as gestantes e cursos de aleitamento materno, atenção especial ao Programa Bolsa Família para que seja conduzido da melhor forma e fazer com que as famílias mais carentes sintam bem atendidas pela administração.
Ao falar das estradas, a situação era preocupante, estavam degradadas, já iniciou colocando cascalho, que era buscado em Santa Terezinha, criou um deposito de cascalho para fazer a distribuição.
Continuava ainda com dificuldades, estava sem máquina retroescavadeira pois a do município teve que ser leiloada, para isso contratou caçambas trucadas, alugou máquinas, e começou a recuperação das estradas, mas devido a chuva teve que interromper, mais tarde município foi contemplado com uma patrol e uma retroescavadeira, finalizando o ano, as principais estradas estão recuperadas, e no primeiro semestre deste ano deixará 100% das estradas prontas.
Na frota do município foram encontrados três ônibus escolares e um Fiat Uno, o restante foi transformado em sucata que foi leiloado.  Meses depois o município foi contemplado com um carro pipa.

Outra situação que estava boa era a inscrição junto aos setores de convênios, o município estava com pendências, ao realizar procedimentos para tirar uma certidão negativa, aparecia sempre outras inscrições novas a serem regularizadas, agora do no final de 2013 fechou com mais de 90% do problema resolvido, relata ainda que fez a negociação a dívida com INSS, com o parcelamento foi limpando o nome do município. Teve problemas também com o acordo para pagamento de funcionários com o banco, pois no Bradesco tinha um débito com empréstimos consignados, de aproximadamente R$70.000,00, por esse motivo fechou acordo com a Caixa.
O prefeito lembra que foi feito paisagismo nas praças, abriu uma nova rua, recuperou o paralelepípedo de alguns locais, instalação de água na chapadinha, realização da festa de São João, recuperou redes de água do município, fez o Programa Cidade Iluminada, tudo com recursos próprios. Tem confiança que em 2014 vai ser melhor, construirá uma praça no distrito de Monte Cruzeiro, será feito também pavimentação da cidade, está finalizando o sistema de água do Serrote com vazão de 40.000 litros de água por hora, e está conseguindo outros sistemas para outras localidades que são muito sofridas.
Para finalizar agradece a imprensa, deseja um feliz Ano Novo e que 2014 possa vim repleto de grandes realizações, deseja que cada família de Elísio Medrado, cada lar sinta a presença de Deus nesse ano, que seja melhor que 2013 e que a gente possa ter um ano repleto de grandes realizações.
O vice prefeito e secretário de educação, Williams Panfile, aproveita também a oportunidade e relata que apesar das dificuldades que encontrou nesse início de gestão em 2013, conseguiu superar as dificuldades, agradece a toda imprensa que acolheu durante o ano de 2013 e que em 2014 todos continuem acompanhando as ações em Elísio Medrado, também deseja a todos um feliz Ano Novo e que tenhamos um 2014 de paz, saúde  e muito trabalho para todos nós.
Neste mesmo dia foram realizados dois jogos no Estádio Municipal, o primeiro entre Bahia x Vitória, times locais, onde o tricolor venceu pelo placar de 1 x 0, em seguida foi a vez do jogo comemorativo entre a Seleção de Elísio Medrado e a equipe do Ipiranga, finalizando a partida com o placar de 2 x 2.
Reportagem e fotos: Adriano Borges

2 comentários:

  1. Realmente tem vários pontos positivo esta gestão, mas com relação a educação, vai um conselho de quem também faz parte da educação. Se não for haver realmente o concurso não coloque professores só conveniência sem comprometimento, sem amor, só pelo o dinheiro como está a maioria de seus professores, pare e analise se vai valer apena deixar bons professores que existem no munícipio por questões política, pois estão repetindo a mesma história votou em me dá-se um jeitinho ,tem emprego garantido. É uma pena apostei que seria diferente com vocês mas observado vi que repetiu igual a todos os outros que passou. Fique atentos se não houver uma mudança no quadro de seus professores a educação no município pode ter o pior índice de todos os tempos.

    ResponderExcluir
  2. Concordo está bom, vocês estão tendo a chance de realmente fazer a historia de Elísio Medrado como uma excelente administração mas poderia ficar melhor principalmente com relação educação e saúde. Dê uma atenção especial aos professores da base, da educação infantil até o 5 º ,porquê eles é quem realmente transformam pedras brutas em lindos diamantes

    ResponderExcluir