13 de dezembro de 2013

Professora de Amargosa será homenageada em Salvador com a Comenda Maria Quitéria

Considerada uma verdadeira entusiasta da educação, a professora Marina Izabel Borges Sales será homenageada pela Câmara Municipal de Salvador com a Comenda Maria Quitéria, uma das principais honrarias do Legislativo que é entregue às mulheres que desempenharam ações de destaque no estado da Bahia. A solenidade de premiação ocorrerá em fevereiro no plenário Cosme de Farias.

Tia Marina, como é conhecida, nasceu no município de Mundo Novo, mas foi em Amargosa que ela fez história, com sua luta inesgotável para oferecer uma educação de qualidade aos seus alunos. Um trabalho que virou referência em toda região e surtiu efeito em toda Bahia. Ela desempenhou papeis de destaque em todas as funções que passou, sendo considerada a "mãezona" dos estudantes, com uma militância ferrenha na área social. Sofreu perseguições políticas e, na época se sentiu obrigada e pedir exoneração do cargo de diretora de uma escola, na qual ajudou a reverter índices educacionais.
E foi isso que motivou a professora a fundar em 1983 o Centro Educacional de Amargosa, que mudou a vida de muitos jovens de Amargosa e região, com cursos desde a Educação Infantil até o Pré Vestibular, com métodos diferenciados pelo foco na formação humana.
Autor da homenagem, que foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal, o vereador Marcell Moraes (PV) foi aluno da Tia Marina e a considera responsável pela sua formação educacional e humana. "Ela é a minha segunda mãe, assim como de várias pessoas que tiveram a glória de conviver com Tia Marina. Sempre esteve ao meu lado e me emociono todas as vezes que me recordo da infância e adolescência. Se hoje a cidade de Amargosa construiu homens de bem, de caráter, que ganharam o mundo afora em busca de oportunidades, é graças aos ensinamentos dela. Tem uma história que sempre faço questão de contar, pois foi ela que identificou meu amor pelos animais. Na escola dela tinha um mini zoo, com alguns animais domesticáveis, e eu ainda criança sempre dava um jeito de soltar o bichos. São muitas histórias e estórias que ficarão marcadas para sempre em minha vida", rememora o vereador Marcell Moraes.
Fonte: Teia de Notícias

0 comentários:

Postar um comentário