14 de dezembro de 2013

Vitória segue na frente do Bahia em ranking de clubes da CBF

A CBF divulgou na tarde desta sexta-feira (13) o seu ranking nacional dos clubes para 2014. Na classificação, o Vitória aparece em 16º, uma posição à frente do rival Bahia, e a liderança é ocupada pelo Grêmio, apesar do clube gaúcho não ter ganho nenhum título em 2013.

O ranking analisa o desempenho dos clubes ao longo dos últimos cinco anos. O Leão perdeu uma posição em relação à classificação de 2013 e tem 9 468 pontos, enquanto o tricolor permaneceu na mesma colocação, com 9 326.
O campeão brasileiro Cruzeiro subiu duas posições, mas ocupa apenas a 8ª colocação. Após o Grêmio, Corinthians e Flamengo ocupam os três primeiros lugares. Apesar de rebaixados no último Brasileirão, Vasco e Fluminense estão na quarta e quinta posições, respectivamente.
De acordo com o Globoesporte.com, este é o segundo ranking feito com as regras atuais, que consideram os desempenhos dos clubes apenas nos últimos cinco anos. Anteriormente, todas as conquistas nacionais desde 1956 - ano do primeiro campeonato nacional - eram consideradas.
Todos os participantes da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro das séries A, B, C e D recebem uma pontuação de acordo com o seu desempenho. Também é atribuído um bônus para o clubes brasileiros participantes da Libertadores e para o campeão da Copa Sul-Americana. Os campeonatos estaduais não são levados em consideração. Veja aqui as pontuações atribuídas pela CBF.
São designados pesos diferentes para as pontuações dos clubes nos últimos cinco anos. Os pontos do ano vigente são multiplicados por cinco, enquanto os do ano anterior são multiplicados por quatro, e assim sucessivamente.
Veja o ranking completo:



Fonte: Correio 24 Horas


0 comentários:

Postar um comentário