5 de agosto de 2012

Maragojipe faz festa para celebrar padroeiro São Bartolomeu

A Festa de São Bartolomeu dura todo agosto, mês de morte do padroeiro de Maragojipe (a 133 km de Salvador). Procissões, novenas, missas, lavagens de rua, faxina do templo católico e concursos de filarmônicas locais fazem parte da programação, que começa neste domingo, 05, com a saída do Bando Anunciador, divulgando a programação religiosa, a partir das 9h.

A festa tem tradição de mais de 200 anos e atrai visitantes de todo o Recôncavo baiano e da capital. O Bando Anunciador é composto de homens e mulheres – montados a cavalos – acompanhados pelas filarmônicas Dois de Julho e Terpisícore Popular e por integrantes da Comissão de Festas e Serviços Paroquiais, que desfilam pelas principais ruas da cidade entregando o folheto com a programação, horários dos rituais religiosos e festejos populares. As missas, procissões e novenários fazem parte do calendário religioso, custeado pelos moradores.
Organizados pela Irmandade de Bartolomeu, rifas e bingos levantam os recursos para bancar novenário, flores, novenas e procissão, dentre outros gastos. “Sem a ajuda do povo, não haveria a festa. Ela é realizada pelos maragojipanos com muita fé e amor a São Bartolomeu”, destaca Luís Conceição, secretário da paróquia que organiza a parte religiosa. As beatas ficam responsáveis pela ornamentação da Igreja de São Bartolomeu, construída no século XVIII e  localizada no ponto mais elevado da cidade, onde há outras oito igrejas. Mas é na matriz do padroeiro que são realizados todos os rituais em louvor ao santo.
Fonte/foto: Voz da Bahia

0 comentários:

Postar um comentário