28 de agosto de 2012

Vírus 'aprenda a mudar cor do Facebook' está de volta; saiba como agir


Ele já tinha dado as caras no começo do ano. Sumiu por um tempo e, agora, está de volta: junto com suas variantes, o spam "aprenda como mudar a cor do Facebook" tem sido onipresente na rede social. Há até páginas que oferecem a suposta mudança, uma delas com mais de 20 mil fãs. Outra chega perto dos 60 mil. Mas não pense que a quantidade de interessados é um indicativo de que o recurso funciona. Pelo contrário: de acordo com o Facebook, o spam está disseminando um vírus.

Segundo a empresa de Mark Zuckerberg estão circulando mensagens e postagens sobre a mudança de cor do Facebook, eles alertam que isso não é verdade e sugere que ninguém clique nestes links. Em janeiro deste ano, a empresa disse em matéria publicada pelo 'Wall Street Journal' que quase 4% do conteúdo compartilhado no site era spam, com 200 milhões de ações potencialmente prejudiciais ao usuário sendo bloqueadas por dia.
A rede social oferece orientações para denunciar e remover aplicativos suspeitos. Se sua conta está disparando spam, há duas possibilidades para a origem do problema. Se você colou um texto na barra de endereço antes de o problema começar, você está sendo vítima de fraude de script prejudicial, ou seja, o texto colado era um script que passou a disparar o spam por meio da sua conta. Feche seu navegador ou faça logout do Facebook para encerrar o ataque e proteger sua conta. Se você não colou nenhum texto na barra de endereço, sua conta pode ter sido hackeada (clique aqui para as orientações do Facebook neste caso e aqui para saber como proteger sua conta).
Perguntado sobre o que é feito para conter a disseminação desse tipo de spam, o Facebook informou que "destina recursos significativos a ajudar as pessoas a proteger suas contas e informações" -- em janeiro, o site informou ao 'Wall Street Journal' que quase mil de seus 3 mil funcionários trabalhavam de alguma forma para combater o spam na rede social, incluindo o desenvolvimento de sistemas automatizados para detectar contas que "podem estar comprometidas." A rede social pede a ajuda dos usuários e incentiva-os a curtir a página de segurança no Facebook. A página não tem versão em português, mas existe um guia de segurança em formato PDF escrito na nossa língua (clique aqui para acessar). Outra boa fonte de orientação em português é a central de ajuda.
Fonte: Globo

0 comentários:

Postar um comentário