31 de março de 2013

Feira de Caxixis movimentou a cidade de Nazaré


Mais antigo evento ceramista da América Latina e uma das maiores feiras de artesanato baiano, a  Feira de Caxixis, em Nazaré (distante a 216 quilômetros  de Salvador), no Recôncavo baiano, esteve aberta até este domingo (31). 

Iniciada na quinta-feira, 28, a feira atraiu visitantes de todo o Estado, principalmente de cidades vizinhas, interessados nas tradicionais peças de cerâmica, conhecidas como caxixis.
Durante os quatro dias, a feira reúniu história, arte e tradição, em um só lugar, dando à Praça Alexandre Bittencourt um colorido todo especial. Nas barracas, artesãos de Maragojipinho expuseram e venderam objetos como moringas, potes, cofres em forma de porquinhos, jarras e miniaturas de utensílios domésticos. Peças utilitárias, como panelas, frigideiras de barro e luminárias também fazem parte da grande variedade de objetos fabricados pelos artesãos.
Segundo dados da Associação de Auxílio Mútuo aos Oleiros de Maragojipinho (Aamom), há 114 olarias no local, onde 90% dos 2 mil moradores vivem direta ou indiretamente da atividade.
Fonte/foto: A Tarde

0 comentários:

Postar um comentário