18 de março de 2013

No próximo dia 30 acontece o I Fórum de Comunicadores do Vale


A cidade de Laje reúne profissionais da área de comunicação de diversos veículos da região no I Fórum de Comunicadores do Vale do Jiquiriçá e no Workshop “SUS para Comunicadores”, no próximo dia 30 de Março, a partir das 8h30. O encontro vai discutir os principais aspectos da comunicação na sociedade da era da informação, internet, as novas exigências do mercado de trabalho, mídias sociais e saúde pública. O evento acontece no auditório da Câmara de Vereadores de Laje.

Os eventos são uma realização conjunta das secretarias da Saúde (Sesab) e de Comunicação do Estado (Secom), Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Estado da Bahia (Sinterp-Ba) e marcará a data de fundação da Associação de Comunicadores do Vale do Jiquiriça, hoje com a diretoria provisória formada por Walmir Brito, Laje; Evandro Nunes, Lukas Alves e Leandro Almeida, Mutuípe; Marcos Frahm, Jaguaquara; Reginaldo Filho, Amargosa e Magno Bastos, São Miguel das Matas. Mais informações: 71 - 3266-9595/8802-5024 e 75 - 99420242/88171082 (Walmir Brito. Rádio Líder FM/Laje)
Fórum de Comunicação: Promovido pelo Sinterp-Ba, o I Fórum de Comunicadores do Vale do Jiquiriçá aborda os temas Comunicação na era digital e qualificação profissional. As discussões serão conduzidas por: Edmundo Filho, coordenador de Rádio da Secom; Leonardo Villanova, coordenador de Internet da Secom; Jefférson Beltrão, apresentador da Rede Bahia; Ricardo Bial, assessor de comunicação da Secretaria da Saúde do Estado; Everaldo Monteiro, coordenador do Sinterp-Ba; e Ricardo Luzbel, diretor da Associação Baiana de Imprensa, presidente da Associação Baiana de Jornalismo Digital(ABJD) e sócio do site Bahia Notícias e da rádio Tudo FM.
O Fórum tem como objetivo capacitar os profissionais da região para os novos desafios na área da comunicação, bem como aperfeiçoar a abordagem de temas de interesse público e apresentar as experiências vencedoras no ambiente da internet, também com o enfoque do meio rádio para potencializar o uso de mídias sociais. O evento oferece ainda a oportunidade de se aprofundar os conhecimentos sobre a legislação dos radialistas e as novas exigências do mercado de comunicação na atuação profissional.
Workshop SUS Para Comunicadores: Foram convidados comunicadores dos principais veículos da região. O workshop já foi realizado em Salvador, Juazeiro, Capim Grosso, Jequié, Cícero Dantas, Valença e Santo Antônio de Jesus. A intenção é qualificar ainda mais a produção da notícia com maior precisão para a população, orientando melhor os profissionais da mídia sobre a participação na construção do SUS, acesso e oferta de serviços existentes.
Serão abordados temas como o financiamento do SUS, responsabilidades dos governos, organização e estruturação dos sistemas de saúde, atuação do controle social, sistemática da assistência, legislação que regulamenta o SUS e pactuação entre os municípios para oferta de serviços.
Na oficina, serão feitas exposições dos temas e debates sobre os assuntos, buscando uma discussão entre todos os participantes. A expectativa é de que até o final de 2013 grande parte dos profissionais que atuam na imprensa possam passar pelo workshop. Os participantes do evento serão certificados pela Universidade Aberta do SUS e Escola de Saúde Pública do Estado da Bahia. 

Programação:
8h30 - Abertura Oficial

9h - Workshop SUS para Comunicadores 
Ricardo Bial, Assessor de Comunicação da Sesab 

11h - Legislação e Qualificação Profissional 
Everaldo Monteiro, Coordenador do Sinterp-Ba 

12h - Almoço 

14h - Comunicação na Era Digital
Edmundo Filho, coordenador de Rádio da Secom-Ba 
Leonardo Villanova, coordenador de Internet da Secom-Ba

15h30 - Novas Exigências do Mercado da Comunicação 
Jefférson Beltrão, apresentador da Rede Bahia 
Ricardo Luzbel, Diretor do Site Bahia Notícias e da Tudo FM


17h30 - Entrega de certificados e entrevistas
Edmundo Filho
Coordenador de Rádio Secom-Bahia

Fonte: Criativa On Line

2 comentários:

  1. Gostaria de saber como faço para participar Adriano, mas ñ acho nenhum site para inscrição nem consigo ligar para obter iinformações.

    ResponderExcluir
  2. Iremos participar também, as informações consegui obter pelos telefones que constam na notícia, no 2º parágrafo, não tenho conhecimento de site para inscrição.

    ResponderExcluir